Cuidados simples para manter a saúde vaginal em dia

872 0

O câncer de colo de útero e reto tem atingido 18.980 novos casos no Brasil a cada dois anos biênios (2018-2019), segundo estimativa 2018 do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A principal causa da doença é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Outros fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Cuidados simples, inseridos na rotina das mulheres, pode colaborar para a saúde vaginal. “É comum que as mulheres queiram manter a vagina sempre seca. Precisamos lembrar que uma vagina saudável não significa propriamente que ela seja seca. Assim como a região da boca e do ânus, a vagina também possui uma lubrificação própria, que funciona como defesa do organismo contra infecções”, explica a ginecologista e obstetra Adriana Lopes. 

Existem alguns cuidados para manter as chamadas secreções controladas, evitando incômodo, o odor, e o mais importante: mantenha o organismo longe das doenças ginecológicas. É essencial manter a área da vagina ventilada, pois quanto mais abafada ela estiver, mais propícia a bactérias. Procure alternar o uso de calças e saias, como Adriana “para 1 dia com calças mais justas ou jeans, nos 2 posteriores use saias ou calças mais leves e soltas. Evite absorventes diários e opte sempre por calcinhas de cotton e algodão para promover a ventilação vaginal”.

Na hora do banho, escolha sabonetes neutros ou então sabonetes infantis de barra. O banho de assento com chá camomila uma vez por semana é uma dica preciosa para manter a saúde vaginal e vai auxiliar a controlar o PH vaginal.

Aliado aos cuidados diários, o exames preventivo (Papanicolau) deve ser realizado anualmente. “Infelizmente o ranking de câncer de colo do útero está muito alto no Brasil, sendo que ele é totalmente prevenível e tratável”, alerta a ginecologista.

Dra Adriana Lopes

Dra. Adriana Lopes é Ginecologista e Obstetra com mais de 25 anos de experiência, atua com ênfase em estética íntima feminina. A profissional presta serviços que promovem o bem-estar da mulher, qualidade de vida e autoestima feminina. Graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica de Curitiba/PR. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Evangélico de Curitiba/PR.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *