Agricultores e Benefícios Assistenciais podem ficar fora da Reforma da Previdência

107 0

Pequenos municípios como Reserva – PR, podem ter a economia fortemente atingida num futuro próximo caso a reforma da Previdência incluir os Agricultores, pois terá uma redução drástica no número de aposentados principalmente com a proposta de mudança da mulher para 60 anos, hoje se observa um grande movimento no comércio em geral durante os pagamentos destes beneficiários, porém em entrevista Rodrigo Maia, Presidente da Câmara Federal citou dois pontos que da proposta entregue  ao Congresso que, no seu entender, contaminam” o debate sobre o tema: as mudanças na aposentadoria dos trabalhadores rurais e no benefício de prestação continuada (BPC), que é pago a idosos pobres e a pessoas com deficiência. Hoje Reserva tem mais de 4.500 aposentados e cerca de 600 pessoas que recebem o BPC.

Atualmente  as mulheres que trabalham no campo se aposentam com 55 anos e os homens com 60, exigindo-se um tempo mínimo de exercício da atividade rural de 15 anos. A proposta prevê idade mínima de 60 anos, para homens e mulheres, e contribuição previdenciária comprovada por pelo menos 20 anos e seria contribuição em carnês, além das notas fiscais.

No caso do BPC, que é pago apenas para famílias com renda individual de até um quarto do salário mínimo, não existe no momento limite de idade. Com a reforma proposta, o benefício será pago a partir dos 60 anos, com um repasse mensal de R$ 400, alcançando valor igual ao salário mínimo (vigente pela legislação atual) somente quando o beneficiário tiver 70 anos ou mais. Rodrigo Maia disse que as duas alterações trazem pequeno impacto ao saneamento das contas públicas, ao mesmo tempo em que dificultam a formação de consenso em torno da reforma. “O importante é que a gente faça o debate daquilo que veio, mantenha o apoio daquilo que for majoritário e retire o que, do ponto de vista fiscal, não está ajudando, mas do ponto de vista político está contaminando”, ressaltou, porém tudo ainda é proposta, a reforma está em discussão nas Comissões da Câmara Federal.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui…

 

Orlei dos Santos Ferreira

Orlei dos Santos Ferreira

Orlei dos Santos Ferreira, é prestador de serviços a 20 anos, casado, tem 02 filhas, vereador por 03 vezes, presidente da Câmara por 02 vezes, estudante de Contabilidade e Colunista do Portal Reserva News

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *