Beleza & Saúde

Incontinência urinária pode ser tratada sem cirurgia

Algumas mulheres podem perder urina involuntariamente ao fazer exercícios físicos, tossir ou rir. A incontinência urinária de grau leve é um distúrbio que pode manifestar-se tanto em mulheres mais maduras – quando a incidência é maior -, mas também pode acometer as jovens. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa e em 40% das gestantes. Além da gravidez e do parto, as causas são inúmeras, como obesidade ou tosse crônica em fumantes.

As mulheres são as mais afetadas pelo distúrbio, duas vezes mais que os homens, a SBU estima que 10 milhões de brasileiros sofram com algum grau da disfunção. Se não tratados, os sintomas iniciais da incontinência urinária podem evoluir para graus mistos e de urgência, quando o paciente não consegue controlar a bexiga. Tradicionalmente, o tratamento é cirúrgico, com exercícios para fortalecer a musculatura pélvica ou com o uso ininterrupto de medicamentos. Recentemente, um procedimento conhecido da estética vem sendo utilizado para corrigir graus leves do distúrbio. “O laser pode ser uma opção para essas mulheres, as sessões estimulam o músculo aumentando o tônus muscular e auxiliando na contração da uretra”, conta Adriana Lopes, ginecologista e obstetra, que trabalha com procedimentos de estética íntima feminina.

Cada caso precisa ser previamente avaliado e diagnosticado, no entanto em geral são indicadas de três a cinco sessões, realizadas em consultório. Adriana explica que costuma recomendar o tratamento multidisciplinar, aliando o laser aos exercícios pélvicos. Além de solucionar a queixa, as sessões previnem a incontinência e evitam que ela evolua para casos cirúrgicos. “Os procedimentos de rejuvenescimento vaginal, como o laser são menos invasivos que as cirurgias e também causam pouca ou nenhuma dor. Em alguns casos, eles podem evitar que a paciente passe por uma cirurgia quando usados de forma preventiva”.

Dra Adriana Lopes

Dra. Adriana Lopes é Ginecologista e Obstetra com mais de 25 anos de experiência, atua com ênfase em estética íntima feminina. A profissional presta serviços que promovem o bem-estar da mulher, qualidade de vida e autoestima feminina. Graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica de Curitiba/PR. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Evangélico de Curitiba/PR.

Share
Published by
Dra Adriana Lopes

Recent Posts

Tradução em tempo real chega ao WhatsApp para mensagens individuais e grupos

O WhatsApp acaba de anunciar um novo recurso que promete facilitar a vida de quem…

16 horas ago

Reserva monta força-tarefa e presta socorro a mais de 55 famílias atingidas por temporais

A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Obras e do Posto da Brigada…

16 horas ago

Dia Internacional das Línguas de Sinais é celebrado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), é celebrado o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, instituído pela Assembleia…

17 horas ago

Seleção Sub-13 de Reserva vai disputar a Copa 4 Ventos em Castro

A Seleção Sub-13 de Reserva teve sua participação confirmada na Copa 4 Ventos, competição que…

18 horas ago

Cooperativa de reciclagem de Telêmaco Borba, com apoio da Klabin, tem a maior renda do país

A transformação de resíduos em oportunidades sociais, ambientais e econômicas é uma realidade na região…

18 horas ago

Ratinho Junior sanciona lei que reduz IPVA no Paraná para a menor alíquota do país

Agora é lei: o Paraná tem o menor IPVA do Brasil. A nova alíquota do…

19 horas ago