Conheça mais sobre o envelhecimento cutâneo

1638 0

A pele é o maior órgão do nosso corpo, é ela que apresenta os maiores efeitos ao passar dos anos.

O envelhecimento cutâneo é um processo constante de danos causados decorrente aos fatores intrínsecos e extrínsecos.

– Fatores intrínsecos são aqueles causados de dentro para fora do nosso organismo, como por exemplo, o stress causado pela correria do dia a dia, problemas emocionais, má alimentação, falta de cuidado com nossa saúde, sedentarismo entre outros.

– Fatores extrínsecos são todos os danos causados pelo meio ambiente, dentre eles estão o sol, luzes, poluição, falta de cuidados por uso de cosméticos, fumaça de cigarro etc.

Com o nosso envelhecimento, a pele tende a perder forças na produção de colágeno assim ocasionando as tão temidas rugas. Existem três tipos principais de rugas, as Dinâmicas, dentro desta cadeia estão as sleep lines (rugas do sono) adquiridas enquanto estamos dormindo, isso ocorre no decorrer dos anos por dormir sempre numa mesma posição; as linhas de expressão que nada mais são do que os sinais que ficam de acordo com a repetição de movimentos que formamos em nossa face. As rugas Estáticas que são causadas pelo envelhecimento natural da pele e as rugas Gravitacionais originadas pela diminuição de produção das fibras de colágeno, elas aparecem junto com a flacidez dos músculos.

A nossa pele produz naturalmente um nível de hidratação através das glândulas sebáceas, que se resume ao transporte de água das camadas mais inferiores da pele para a superfície. Que assim como a produção de colágeno, o envelhecimento cutâneo aumenta a desidratação natural da pele obrigando-nos a fazer uso de opções de tratamentos dermocosméticos para devolver a hidratação ideal.

O primeiro e mais importante cosmético a ser usado é o protetor solar, que além de proteger a pele dos raios UVA e UVB proporciona hidratação, previne envelhecimento precoce e evita manchas. Além do protetor, existem alguns ativos com diferentes finalidades na função de hidratação e reposição de colágeno para a pele. O Ácido Hialurônico é uma substância hidrofílica, ou seja, suas moléculas são dissolvidas em água, é o mais parecido com o que é produzido em nosso organismo. Ele proporciona viço e elasticidade à camada mais profunda da pele, conhecida como Derme. Ajuda significativamente na hidratação e previne a puridade das fibras de colágeno, podendo ser usado em todos os tipos de pele sem contra indicações, apenas cuidados específicos.

Vitamina C é uma substância antioxidante, tem o poder de reverter os sinais de envelhecimento, uniformizando a textura da pele, melhorando a firmeza e o viço. Seus benefícios consistem além de evitar o envelhecimento precoce, em combater os radiais livres, clarear manchas e uniformizar o tom da pele, corrigir rugas finas e linhas de expressão.

Argireline é um modulador da tensão muscular da face tem como atividade de reduzir rugas e linhas de expressão. Esta substância age nas terminações nervosas evitando que as mesmas se contraiam reduzindo as linhas causadas pelos movimentos repetitivos, contribui também na hidratação e elasticidade.

Além destes e outros inúmeros cosméticos existem também tratamentos por aparelhos que ajudam na jovialidade, nutrição e recuperação da pele tais como a luz pulsada, fototerapia, radiofreqüência, peelings químicos, físicos e mecânicos uns mais abrasivos outros não.

Para todo e qualquer tratamento a ser feito, procure um profissional habilitado, ele irá avaliar sua pele e apontar um blend de tratamento a fazer na clínica seguido de uma boa indicação home-care.

Eloíse Salkovski

Eloíse Salkovski é Esteticista a 5 anos. Formada pela Unopar - Universidade Norte do Paraná.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *