As unhas são uma forma diferenciada da pele que se torna lisa, translúcida quadrangular e endurecida por uma proteína chamada queratina.
Protegem a ponta dos dedos das mãos e dos pés e sua função é de proteção, preensão agressão e sensibilidade. Apesar de não terem terminações nervosas, estão acomodadas em tecidos sensíveis (existem cerca de 17 000 receptores de toque na mão; a maioria situa-se nas pontas dos dedos).
Isto permite que as unhas sintam até mínimas vibrações.
A parte visível da unha mede 0.5mm de espessura e apresenta uma cor rosada, devido à quantidade de capilares existentes por baixo dela.
A unha cresce a partir da matriz, situada debaixo da pele. Uma crescente coloração branca chamada lúnula (meia-lua) está, frequentemente visível na base da unha, embora se encontre, por vezes, tapada pelo eponíquio (cutícula) e é o reflexo da matriz ungueal.
As unhas das mãos demoram cerca de 6 meses a crescer da raiz até à ponta e as dos dedos dos pés cerca de 12 meses.
Todas as pessoas, independente da idade, podem eventualmente ao longo das suas vidas sofrerem alterações nas unhas.
Muitos destes problemas são relativamente comuns. As unhas podem tornar-se grossas , quebradiças, curvadas, manchadas, infeccionadas e irregulares.
Em alguns casos a unha pode cair, e crescer uma nova unha. À medida que envelhecemos, a probabilidade de desenvolver alterações nas unhas aumenta.
Os problemas das unhas podem ser causados por infecções fúngicas, bacterianas, virais, tumorais, traumatismos, alterações de crescimento ou corte incorreto.
Para cada alteração existe uma forma correta e específica de tratamento as quais o podólogo pode identificar e tratar quando esta se encontra dentro de sua área de atuação ou encaminhar o paciente para especialidade médica necessária.
Os cuidados com as unhas dos pés são muito mais que uma questão de vaidade. Essa deve ser uma preocupação de pessoas de ambos os sexos, porque, além da beleza, é fundamental para garantir qualidade de vida. Afinal, não podemos negligenciar os maiores responsáveis por nossa sustentação durante todas as atividades diárias, não é verdade? É preciso tratar com carinho dos nossos pés e lembrar sempre de que eles impactam a nossa saúde.