Consumo consciente: o que é e porque seguir essa tendência?

599 0

Quem nunca ouviu falar do filme “Os delírios de Consumo” de Becky Bloom?  Se não ouviu, corre e da um Google e vê pelo menos o trailer, se você, assim como eu, ama moda e finanças, com toda a certeza irá se identificar com o tema.

O filme conta a historia de Rebecca Bloomwood (Becky Bloom), uma jovem com compulsão por compras,  ela é uma jornalista recém formada, que após a perda do emprego, em virtude de falência da revista de jardinagem onde ela trabalhava, está em busca de um novo trabalho, afinal as contas de cartão de credito não param de chegar. Mas me diz? Mesmo sem ver o trailer, já se identificou? Eu sim (risos).

Muitas vezes nos deixamos levar pelo impulso de entrar em uma loja onde diz estar em promoção “50% Off em cashmere em casacos”, então na primeira vez que vocês olham, o casaco te promete ser o seu melhor amigo, até você olhar na etiqueta e perceber que não é realmente cashmere, então o seu melhor amigo não é mais seu melhor amigo, e depois você se sente mal, afinal investiu toda a sua dedicação (ou todo o seu dinheiro) nessa amizade que se esvaiu em pouco tempo, portanto você volta a repetir o ciclo buscando novamente um novo casaco melhor amigo.

Dentre as entrelinhas dos últimos parágrafos conseguimos entender o sentido duplo do que a moda e o consumo podem gerar para nosso vida financeira.

Portando eu sempre acredito no consumo consciente e controlado, sempre pare e se pergunte: eu realmente preciso disso? Como isso vai interferir na minha vida financeira, no meu estilo de vida e para a economia com um todo. A moda é fantástica, ela nos permite expressar quem somos, mas como qualquer outra coisa, ela pode nos levar ao precipício e nos deixar a beira do desterro quando seu maior inimigo, o cartão de crédito, vir a tona após o rompimento da sua melhor amizade com um casaco que não era 100% cashmere. Consumo consciente sempre. Ate a próxima. 

Phepy Martins

Phepy Martins é formado em Administração pelas Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE. Atualmente é Digital Creator e Social Media Manager, mas também um amante de moda, viagens, life style, gastronomia e é um Nova Yorkino de coração. @PhepyMartins

Existe 1 Comentário

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *