Moda

Consumo consciente: o que é e porque seguir essa tendência?

Quem nunca ouviu falar do filme “Os delírios de Consumo” de Becky Bloom?  Se não ouviu, corre e da um Google e vê pelo menos o trailer, se você, assim como eu, ama moda e finanças, com toda a certeza irá se identificar com o tema.

O filme conta a historia de Rebecca Bloomwood (Becky Bloom), uma jovem com compulsão por compras,  ela é uma jornalista recém formada, que após a perda do emprego, em virtude de falência da revista de jardinagem onde ela trabalhava, está em busca de um novo trabalho, afinal as contas de cartão de credito não param de chegar. Mas me diz? Mesmo sem ver o trailer, já se identificou? Eu sim (risos).

Muitas vezes nos deixamos levar pelo impulso de entrar em uma loja onde diz estar em promoção “50% Off em cashmere em casacos”, então na primeira vez que vocês olham, o casaco te promete ser o seu melhor amigo, até você olhar na etiqueta e perceber que não é realmente cashmere, então o seu melhor amigo não é mais seu melhor amigo, e depois você se sente mal, afinal investiu toda a sua dedicação (ou todo o seu dinheiro) nessa amizade que se esvaiu em pouco tempo, portanto você volta a repetir o ciclo buscando novamente um novo casaco melhor amigo.

Dentre as entrelinhas dos últimos parágrafos conseguimos entender o sentido duplo do que a moda e o consumo podem gerar para nosso vida financeira.

Portando eu sempre acredito no consumo consciente e controlado, sempre pare e se pergunte: eu realmente preciso disso? Como isso vai interferir na minha vida financeira, no meu estilo de vida e para a economia com um todo. A moda é fantástica, ela nos permite expressar quem somos, mas como qualquer outra coisa, ela pode nos levar ao precipício e nos deixar a beira do desterro quando seu maior inimigo, o cartão de crédito, vir a tona após o rompimento da sua melhor amizade com um casaco que não era 100% cashmere. Consumo consciente sempre. Ate a próxima. 

Phepy Martins

Phepy Martins é formado em Administração pelas Faculdades Integradas dos Campos Gerais - CESCAGE. Atualmente é Digital Creator e Social Media Manager, mas também um amante de moda, viagens, life style, gastronomia e é um Nova Yorkino de coração. @PhepyMartins

View Comments

  • Amo assitir vc! Ver Brasileiros fora do país mostrando que temos potencial é incrível!

    Adoro a matéria, eu sempre me policio para não estrapolar na conta e me sentir mal depois, com coisas que não vou nem usar. Bjos

Recent Posts

Moradora da localidade do Vau, em Reserva, está desaparecida e família pede ajuda para localizá-la

Uma mulher moradora da localidade do Vau, no interior de Reserva está desaparecida desde a…

13 horas ago

Fim de semana em Reserva terá calor, instabilidade e chance de chuva, diz Simepar

A previsão do tempo para o fim de semana em Reserva indica que, após a…

16 horas ago

A novela continua: DER/PR homologa pavimentação entre Imbaú e Reserva

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…

16 horas ago

Bunge voltará a produzir farinha de trigo Rosa Branca em Ponta Grossa

A Bunge, empresa líder em soluções para o agronegócio que conecta agricultores a consumidores de…

16 horas ago

Telêmaco Borba passa a contar com carreta de saúde da mulher para pacientes do SUS

Mais 32 municípios brasileiros passam a contar, a partir desta sexta-feira (30), com as carretas…

16 horas ago

Departamento de Esportes de Reserva realiza peneira de futsal para a Copa AMCG 2026

O Departamento de Esporte de Reserva realizará, em fevereiro, uma peneira de futsal com o…

17 horas ago