Moradores do Bairro Botocudos, no município de Reserva, têm reclamado das condições das estradas rurais. São diversos relatos de falta de conservação dos caminhos de ligação entre as comunidades e a área urbana do município e a situação piora em períodos de chuva.
O estado das estradas rurais no local, tem causado protestos dos moradores, que recorrem a reclamações na imprensa, redes sociais e junto aos políticos, após não obterem êxito em ações junto à prefeitura. E o problema não é de hoje, tem mais de um ano que andar pelas estradas da localidade tem sido um verdadeiro desafio, e além dos problemas na estrada, o mato também tem tomado conta da região, faz mais de dois anos que não se vê um procedimento de limpeza por lá.

A falta de infraestrutura nas estradas causa problemas mecânicos constantes nos veículos de munícipes e a dificuldade nos deslocamentos.
Em conversa com uma moradora da localidade, a mesma relatou ao Portal Reserva News os problemas vividos no bairro, e se mostra indignada com o descaso das autoridades com a região, ressaltando que “na hora de pedir votos não medem esforços para chegarem aqui, mas quando a comunidade precisa deles, desaparecem”.
Moradora do bairro, Rosilene, comentou a situação. “Já solicitamos a atenção do prefeito municipal de Reserva e a Secretaria de Obras que realizem a pavimentação nas estradas principais que dão acesso ao nosso bairro, principalmente a subida do Rio da Faca, mas nada foi realizado até o momento”.

Pelo que relata a moradora, a atual situação já se arrasta a tempo, problemas nas estradas da localidade sempre foram uma constante, e se não fosse a empresa Klabin, não teriam nem como sair de suas residências.
Rosilene ainda comenta que além da precariedade das estradas e do mato que toma conta do bairro, o local está há dois anos na dependência de poços artesianos, durante esse período, pela falta de água tratada, um bem indispensável, muitos moradores deixaram a localidade.
Questionada se algum vereador tomou conhecimento da situação, a moradora informou que o Vereador Dr. Paulo, em virtude de estar sempre na localidade por causa do atendimento no Posto de Saúde, está a par da situação, mas as reclamações ao membro da câmara legislativa municipal de Reserva, não surtiram efeito algum, os problemas continuam e a situação tem se agravado cada vez mais.
Também relatou estranhar que recentemente máquinas do serviço público municipal fizeram serviços no bairro do Sertãozinho, localidade vizinha ao Botocudos, mas não passaram por lá.
Salvino do Ônibus, Antonio Ferreira, Dingão da Borracharia, são moradores do bairro, que assim como os demais moradores, demonstram muita insatisfação com o descaso das autoridades, já que diariamente utilizam as estradas na localidade.
Fica aqui a reclamação dos moradores do Bairro Botocudos e o aguardo de um posicionamento das autoridades publicas municipais para a solução dos problemas nessa comunidade.