Poucos coisas são tão chocantes como a visão de oceanos, lagos ou rios poluídos. O lixo boiando, que mata animais e impede o ser humano de utilizar e consumir a água, é um retrato desolador que, infelizmente, ainda faz parte da realidade de muitas cidades.
Mas não é possível ficar de braços cruzados. Para mudar este cenário e ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância de preservamos nossos recursos hídricos, a Prefeitura de Reserva, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Agricultura, Sindicato Rural, Rotary Club e comércio em geral, realizará no próximo sábado (18) o “Projeto Rio Maromba”, um mutirão de limpeza, da nascente até a captação de água do Rio Maromba.
Para auxiliar na realização do projeto e o sucesso do mesmo, a Prefeitura de Reserva ressalta que a participação da comunidade é de fundamental importância para que em coletividade se percorra o leito do rio, da nascente até a captação de água, realizando a limpeza e demarcando os locais onde será necessário recompor a mata ciliar.
O mutirão, será realizado nessa primeira etapa da captação de água até a nascente e conta com a participação da população para que seja possível a execução de 3 frentes de trabalho, cada uma em um trecho que totaliza 16 km. O primeiro trecho, da captação até a Estrada do Vau, o segundo trecho, da Estrada do Vau até a Fazendinha e o terceiro trecho, da Fazendinha até a nascente no Gil Godoy.
O Projeto Rio Maromba está programado para começar às 7h30, e serão disponibilizados ônibus para transporte dos voluntários, sendo também liberada a utilização de veículos próprios para o deslocamento dos interessados em colaborar. Também será servido lanche, refrigerante e água para todos os participantes. O evento será realizado, respeitando os protocolos de segurança por conta da pandemia do coronavírus.
Pontos de Encontro
– Praça da Igreja Matriz;
– Pátio de Obras da Prefeitura Municipal;
– Praça do Cruzeiro;
– Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Bairro Lourdes.
Em conversa com o Sr. Paulo Rennó, Diretor do Departamento de Meio Ambiente do município de Reserva, ele relatou que a ideia do projeto foi levada ao prefeito municipal, que aceitou essa ação de imediato. Afinal, é de conhecimento de toda a população, que o Rio Maromba, manancial de abastecimento de água do município de Reserva, está pedindo socorro. Assim o Departamento de Meio Ambiente, que faz parte da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, não poderiam deixar de contribuir na recuperação do rio.
A população reservense é convidada a se voluntariar para a mobilização, detalha Paulo Renó. “Buscamos conscientizar a população, para que comece a respeitar um pouco o nosso Rio Maromba. Por isso, seja um voluntário você também, convide sua família e vamos juntos cuidar do nosso rio” destacou o Diretor de Meio Ambiente do município de Reserva.
Por coincidência ou não, anualmente, no terceiro sábado de setembro, é realizado o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios. Sabemos que uma simples limpeza não vai resolver o problema do Rio Maromba, mas o simbolismo e o significado desta ação de limpeza vão fazer muita gente pensar e também se dedicar a essa causa tão importante, e esse é o caminho. Mostrando que não adianta criticar e, sim, colocar a mão na massa e fazer algo em prol do bem comum. Servirá também como educação ambiental a nós mesmos, e que a população passe a ser multiplicadora dessa ideia. Se cada um fizer a sua parte e destinar corretamente o lixo doméstico, o rio será poupado e a vida será preservada.
Que a atitude não se resuma apenas ao evento que acontece neste sábado, e sim que continue sendo difundido, com a participação das escolas, empresas, poder público e a comunidade, trazendo a reflexão de que um dia não será suficiente para resolver a problemática do lixo e falta de recursos hídricos, por isso o trabalho e atitudes devem continuar. Que o intuito do evento não seja apenas “limpar” o Rio Maromba, mas sim contribuir para pensarmos a respeito dos recursos naturais e o respeito ao meio ambiente.