Em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio e valorização à vida – a Prefeitura Municipal de Reserva, chama atenção da população, durante todo o corrente mês, para a campanha alusiva a essa grande causa social.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser evitados se o suicida tivesse buscado ajuda e se as pessoas à sua volta identificassem os sinais de que algo errado estava acontecendo.
E neste sábado (25), o amarelo deve tomar conta das principais ruas de Reserva, com a realização da carreata de prevenção ao suicídio, uma das mais variadas ações sobre esse tema tão importante de valorização à vida, organizada pela Prefeitura.
A concentração será às 11h30 na Praça Frei Ivo Bonamigo (praça da Igreja Matriz), e os organizadores informa que o uso de máscara é obrigatório. Não há no anúncio do evento, detalhes sobre o trajeto que será realizado.
Antes, às 09h30, será realizada no mesmo local, uma “Ação Conscientizadora”, a informação consta em uma Rede Social da Prefeitura Municipal de Reserva, mas não há detalhes sobre o que seria essa ação.
TRANSTORNOS – Os principais transtornos que levam ao suicídio são a ansiedade e a depressão. Na ansiedade percebemos alguns sinais, como desvalorização, preocupação excessiva com assuntos do dia-a-dia, a pessoa não consegue desfrutar do presente. Já a depressão se caracteriza muito por um desinteresse por coisas que antes o indivíduo gostava de fazer.
PANDEMIA – O isolamento, provocado pela pandemia, gerou diversos impactos sociais, a exemplo da violência doméstica. Os casos de agressões e abusos aumentaram consideravelmente. Hoje muito se noticia casos de mulheres que estão sofrendo de ansiedade, depressão e quando identificamos o problema, trata-se de violência doméstica, visto que muitas delas sentem vergonha em buscar ajuda.
CUIDADOS NA INFÂNCIA – E todo esse cuidado deve começar na infância. Temos muito essa cultura de ‘engole o choro’, dentre outra questões, que na vida adulta desse indivíduo deve impactar negativamente na forma de se relacionar com as pessoas, com as possíveis falhas na vida pessoal e profissional. Então é essencial ter diálogo e construir uma relação de carinho e respeito.
O Portal Reserva News, desde o primeiro dia de setembro, faz uma campanha relacionada ao Setembro Amarelo. “É um momento para pararmos e refletirmos sobre a nossa vida. Temos que entender que as causas do suicídio são multifatoriais, ou seja, envolvem uma série de questões que devem ser levadas em consideração e analisadas com muita cautela”, comenta o redator do Portal.