O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento lançou nesta segunda-feira (20) a 1ª edição do Diagnóstico Agropecuário Paranaense. A publicação, de periodicidade anual, reúne informações atualizadas sobre 34 produtos agropecuários e as exportações. O documento pode ser acessado no site da Seab, clicando aqui.
O objetivo é dinamizar a apresentação dos dados sobre a agropecuária e espacializá-los por meio de mapas. Assim, será uma ferramenta importante para os técnicos do setor e para subsidiar pesquisas na área. Na publicação foram utilizados os dados do Valor Bruto da Produção (VBP) de 2020, levantamento realizado pelo Deral calculado com base na produção agrícola e nos preços recebidos pelos produtores dos 399 municípios do Paraná.
Entre as potencialidades do agronegócio reservense, estão a produção de tomate, produto que coloca Reserva no topo do Ranking, seguido por Marilândia do Sul (2º), Faxinal (3º), Wenceslau Braz (4º) e Cruzmaltina (5ª posição). O Paraná é o 4° maior produtor de tomate, de acordo com o ranking nacional.
Se na produção de tomate, Reserva está em 1º lugar, na produção de Toras para Papel e Celulose, o município também é destaque e ocupa a 2ª posição, quem lidera essa lista é o município de Telêmaco Borba, mas Reserva está a frente de General Carneiro (3º), Ortigueira (4º) e Tibagi, que ocupa a 5ª posição.