Os estudantes reservenses da Rede Pública Estadual, fizeram bonito na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e 4 deles conquistaram Menção Honrosa na 16ª edição da competição – inicialmente prevista para 2020, mas que aconteceu em 2021.
Veja os alunos e os colégios representados:
Nível: 1 – Certificado de Menção Honrosa
- Gislaine Maria Dybas – Colégio Estadual Gregório Szeremeta
Nível: 2 – Certificado de Menção Honrosa
- João Paulo Sarafim da Cruz – Colégio Estadual Albano G. Martins
Nível: 2 – Certificado de Menção Honrosa
- Eduarda de Paula Klaus – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – Cemag
- Paulo Henrique Martins Ferreira – Colégio Estadual Helena R Fioravante
OLIMPÍADA – A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi criada em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
ESTÍMULO A MATEMÁTICA – Em 2021, como estímulo à disciplina, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte introduziu novidades no ensino da Matemática para diferentes séries. Desde o meio do ano passado, os estudantes do 6º ano do ensino fundamental passaram a usar um aplicativo de matemática gamificada como complemento do processo de ensino-aprendizagem, seja como recurso pedagógico em sala de aula ou como tarefa de casa e atividade avaliativa.
Também ligado a área, a Secretaria da Educação incluiu na matriz curricular do Ensino Médio em 2021 a Educação Financeira como um componente com uma aula por semana, para tratar do cuidado das finanças pessoais, administração do orçamento familiar, planejamento financeiro, empreendedorismo, entre outros temas. Com o Novo Ensino Médio a partir de 2022, há a ampliação da carga horária – serão ministradas duas aulas por semana (para a primeira série inicialmente).