Diante do aumento do numero de casos de Covid-19, a Prefeitura Municipal de Reserva, informou nesta sexta-feira (25) o cancelamento da festa do 101º aniversário de emancipação política do município, marcada para o mês de Março, evento já tradicional em Reserva, mas que pelo terceiro consecutivo é cancelado. A Nota Oficial foi publicado nas redes sociais da entidade.
Conforme a nota, a decisão foi tomada após vários debates com lideranças, profissionais de saúde e através do monitoramento do cenário dos indicadores epidemiológicos dos boletins diários da cidade, em que pode ser observado o aumento substancial de casos de Covid-19, dia após dia, além existir uma expectativa de aumento do casos após o feriado de carnaval. .
Na mesma publicação, a Prefeitura de Reserva também informou que estuda a viabilidade da reestruturação e realização da festa do Agricultor no mês de julho.
Não houve anuncio se haverá alguma programação alternativa em comemoração da passagem do aniversário de Reserva.
Veja a Nota Oficial:
A Prefeitura Municipal de Reserva vem por meio desta nota informar que não haverá a Festa do Aniversário da Cidade, popularmente realizada no mês de março. A decisão da Prefeitura foi tomada por uma questão de bom senso após várias (sic) debates com lideranças, profissionais de saúde e através do monitoramento do cenário dos indicadores epidemiológicos dos boletins diários da cidade, em que pode ser observado o aumento substancial de casos de Covid-19, dia após dia, além existir uma expectativa de aumento do casos após o feriado de carnaval.
Embora com o avanço da vacinação o número de internações e de casos graves tenham diminuído em nosso Município, estamos vivendo o maior pico de pessoas contagiadas pelo vírus, trazendo um cenário de incertezas e dúvidas. Então, o Prefeito valorizando a vida de cada cidadão reservense, considera que nas condições atuais ainda é precoce realizar uma festa, visto que ocorrerão grandes aglomerações. Ainda, por ser um evento que atrai pessoas de várias outras cidades, o cumprimento dos protocolos sanitários fica quase impossível, aumentando o risco iminente de proliferação do vírus.
A decisão também é acompanhada de outros municípios da região, como por exemplo o Município de Tibagi, nosso vizinho. Por fim, estuda-se a viabilidade da reestruturação e realização da festa do Agricultor no mês de julho. Sendo assim, até lá poderemos avaliar o cenário epidemiológico para que possa acontecer uma festa sem maiores riscos para a população.
Na mesma rede social que divulgou a Nota Oficial, foi divulgado o Boletim Epidemiológico do município, referente ao dia 25 de fevereiro, mostrando que Reserva tem atualmente 5.474 casos confirmados, 268 casos ativos, 5 casos suspeitos que aguardam resultado e 5 reservenses hospitalizados, sendo 2 em UTI e 3 em Enfermaria. Reserva teve até a emissão do boletim, 86 óbitos confirmados em virtude da Covid-19.