Representantes da AMGC e do mercado árabe estiveram esta semana em Reserva, Ivaí, Castro, Piraí do Sul e Arapoti

917 0

A agenda da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) com empresários que representam o mercado árabe foi bem movimenta esta semana na região. Na terça-feira, estabelecimentos industriais de Reserva e de Ivaí estiveram na rota.

Em Reserva, o prefeito e empresários acompanharam toda a visita, ocasião em que foi destacado o polo madeireiro do município, inclusive, Reserva tem tido ótimos resultados na exportação de produtos desse segmento.

Na tarde de terça-feira, o prefeito de Ipiranga Douglas Modesto, com alguns de seus secretários, se juntaram à comitiva. O município de Reserva irá abrigar nos próximos meses um frigorífico, o qual já firmou parceria com a Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera) para abater os animais. “Grande parte dos cooperados estão em Ipiranga, e estas negociações devem ser muito benéficas não só para o meu município, mas para toda a região”, avalia o prefeito de Ipiranga.

As futuras instalações do frigorífico também contaram com a visita dos empresários. A Coopegera, bem como o frigorífico, estão visando a população muçulmana como futuros clientes. “Sabemos do potencial deste mercado, que já representa ¼ da população mundial”, esclarece o presidente da cooperativa, Thiago José Osatczuk.

Na quarta, foi a vez dos municípios de Castro, Piraí do Sul e Arapoti receberem a visita. “Esta é uma das primeiras ações da AMCG neste sentido. Queremos abranger todos os nossos municípios e desenvolver a região como um todo, e não somente no quesito exportação de seus produtos”, antecipa o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel, destacando que as ações da Associação em prol das exportações não devem finalizar nesta semana.

Em três dias, integrantes da comitiva visitaram 14 empresas de sete municípios. “Entramos em contato com empresas que têm interesse em exportar produtos para este mercado. A intenção, neste primeiro momento, foi apresentar uma gama de produtos da região para que os empresários possam expor aos Emirados Árabes”, explicou o presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel.

Foram visitadas empresas de Castro, Arapoti e Piraí do Sul. “Foi uma agenda extensa, mas que, com certeza, irá gerar frutos para a região”, antecipa Jihad Abu Ali, diretor de assuntos internacionais da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que acompanhou empresários e AMCG durante as visitas. De descendência árabe, Jihad está atuando como “ponte” entre a Associação e os empresários de exportação e importação que estiveram em visita nos Campos Gerais. Ele também acompanhou o prefeito de seu município, Chico Brasileiro, durante visita da comitiva do Estado do Paraná aos Emirados Árabes na Expo Dubai no mês de outubro.

O presidente da AMCG se reuniu à comitiva na quarta-feira durante visita a Vapza Alimentos. “É uma empresa familiar, muito bem administrada e com produtos com uma qualidade fantástica”, avalia. A Vapza, empresa pioneira no Brasil na área da alimentação saudável e com mais de 100 produtos, já exporta seus produtos para 12 países, mas, no momento, ainda não está alcançando países árabes. A Castrolanda também esteve na rota dos empresários. Lá, o leite em pó seria o principal produto “de interesse” do mercado. A qualidade do produto foi destacada. “Somos a capital nacional do leite. Temos vocação e um produto de altíssimo nível”, exultou Fadel.

Em Arapoti, a cooperativa Capal, empresários da Apomel e da Medsonda foram visitados. O chefe de gabinete, Roney Schaskos, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luana Grockotzki Goulart, receberam a comitiva. A Capal apresentou sua linha de café aos empresários. Com o município de Arapoti se apresentando como maior produtor de mel do Brasil, a Associação expôs seu produto. “Conta com ampla capacidade de produção para exportar o nosso mel”, aponta Schaskos.

A última agenda ocorreu no município de Piraí do Sul. Lá, o prefeito e tesoureiro da AMCG Henrique Carneiro recebeu a comitiva e apresentou a empresa de biscoitos Leve Croc. Com uma linha de biscoitos low carb, a empresa deve expandir seus negócios em breve e assim chegar a novos mercados. “Nosso potencial é enorme. Com esta iniciativa da AMCG pretendemos levar para o mundo o que há de melhor em nossa região”, destaca o prefeito.

A agenda de quarta-feira contou com a presença do supervisor regional da certificadora Cdial Halal, Ali Belamri.

Fonte – AMCG

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *