A 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Ponta Grossa, depois de dois anos sem a realização em virtude da pandemia, realizou os cursos de IPM (índice de Participação dos Municipios ) e SPR (Setor de Produtor Rural ) para os municípios da Regional e a participação de municípios de outras regionais . Os cursos foram ministrados dos dias 22 a 24 pelo auditor Fiscal Otto Ferreira de Assis Sampaio, na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), localizado na Rua Ataulfo Alves, 351 – Ponta Grossa.
Como nos anos anteriores, o Curso de SPR foi feito em duas turmas com 30 participantes cada, a primeira turma, realizou o curso no dia 22 e a segunda turma no dia 23. Já o curso de IPM, realizado também com duas turmas, teve a participação da primeira turma no período da manhã, e a segunda no período da tarde.
Os cursos que habitualmente eram realizado na Delegacia da Receita, este ano em virtude das obras que estão sendo realizadas no local, foram transferidos para a sede da AMCG.
O Curso de SPR – Sistema de Produtor Rural, teve como público alvo os funcionários das prefeituras que trabalham com o setor de Nota Fiscal de Produtor Rural, e visava propiciar aos operadores municipais, conhecimento da legislação atualizada, do material disponível e das alterações ocorridas no Sistema, bem como de técnicas necessárias à execução das tarefas pertinentes ao SPR, além de divulgar a importância do Sistema de Produtor Rural no contexto social, proporcionando uma visão clara da sua potencialidade como ferramenta para padronização na emissão da nota fiscal do produtor. No mesmo sentido, buscar uniformidade dos procedimentos adotados pelas prefeituras municipais e no gerenciamento documental das atividades do produtor, da sua produção e modalidades de comercialização.
No curso de SPR estavam presente os representantes dos seguintes municípios: Imbaú, Palmeira, Londrina, Tibagi, Sengés, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Ponta Grossa, São João do Triunfo, Colombo, Telêmaco Borba, Medianeira, Ventania, Campo Largo, Carambeí, Matelândia, Curiúva.
Já o Curso de IPM – Índice de Participação dos Municípios, teve como público alvo, os funcionários das prefeituras que trabalham diretamente com a composição do Índice de Participação dos municípios. Participaram os representantes dos seguintes municípios: Reserva, Curiúva, São João do Triunfo, Tibagi, Telêmaco Borba, Medianeira, Sengés, Ventania, Irati, Imbituva, Ponta Grossa, Carambeí, Jaguariaíva, Matelândia, Londrina e Palmeira.
Audrey Grubba, Delegada da Receita Estadual de Ponta Grossa, ressalta da importância da participação dos representantes dos municípios nos cursos, adquirindo assim novos conhecimentos, tirar duvidas e trocar experiências no setor, além do mais, os cursos estimulam o envio de informações corretas para a Secretaria da Fazenda.
Os cursos foram bem abrangentes, além de municípios de região de Ponta Grossa, participaram municípios das Delegacias Regionais de Curitiba, Londrina, Cascavel e Guarapuava.