Imbaú recebe a peça teatral “Ai! Sumiram os brinquedos”

977 0

O grupo teatral Dia de Arte, de Ponta Grossa, levará diversão e risos à criançada de Imbaú na próxima quinta, dia 2, às 10 horas, no Centro Municipal de Educação Infantil Tia Lu, e às 13h30, no Ginásio Quadra da Cidadania. As apresentações serão gratuitas e prometem encantar, também, o público de todas as idades. A peça “Ai! Sumiram os brinquedos” resgata os brinquedos antigos, mostrando às crianças brinquedos que não funcionam com botão, nem com baterias e muito menos com eletricidade. É com essa proposta que o espectador vai poder se divertir descobrindo e redescobrindo o pião, peteca, ioiô, amarelinha, elástico, bolinha de gude, entre outros.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, o projeto é realizado pelo Grupo Dia de Arte, com direção de produção da ABC Projetos Culturais e patrocínio da Caminhos do Paraná e da Belgotex.

Por meio do espetáculo, as crianças viajam no tempo e se encantam com brinquedos que fizeram parte da infância de várias gerações. No enredo, os protagonistas Pimenta e Docinho recebem uma visita inesperada de um mensageiro das brincadeiras, que está rodando o mundo, para apresentar a todas as crianças os brinquedos que estavam sumidos há muitos anos.

“Com o avanço da tecnologia, os brinquedos antigos estão sendo esquecidos, impedindo que as crianças se relacionem, se movimentem e evoluam de uma forma mais lúdica e natural, por isso este projeto é de extrema importância. Traz em sua linguagem simples e divertida o resgate dos brinquedos antigos que estão sendo esquecidos, ou até mesmo nem são conhecidos por muitas crianças”, revela Lázaro França, diretor artístico e coordenador do projeto.

Como os integrantes do grupo também são educadores, surgiu a ideia de criar um projeto que pudesse estimular “o brincar” para as crianças. “Foi então que resolvemos colaborar com a nossa arte para que pudéssemos estimular as crianças a resgatarem este mundo tão lindo e maravilhoso dos brinquedos brincantes, que não precisam de pilhas, baterias e sim da energia e fantasia de cada criança”, destaca França. Durante a apresentação, será exibido simultaneamente ao espetáculo um vídeo com tradução em libras para as pessoas com deficiência auditiva. Como contrapartida social, o projeto prevê a realização de oficinas de teatro para 150 professoras das escolas públicas de Ponta Grossa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *