Depois de dois anos sem ganhar às ruas, a procissão de Corpus Christi, que estava sendo esperada com muita ansiedade, com a expectativa de uma grande participação dos reservenses, foi realizada nesta quinta-feira (16), começando às 9 horas, com a realização da Santa Missa na Igreja Matriz, que ficou pequena, muitos reservenses acompanharam do lado de fora, e até mesmo através das redes sociais. Após a missa, foi realizada uma procissão, com saída da Paróquia Menino Jesus de Reserva (Igreja Matriz), tendo destino a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Igreja Ucraniana).
Católicos de todo o mundo se preparam para a Solenidade de Corpus Christi, a procissão com a hóstia consagrada, que recorda a presença real de Jesus na Eucaristia. Trata-se de uma das festas mais importantes e um dos momentos mais intensos de oração para a fé católica, que teve sua origem no século XIII.
As ruas do Centro de Reserva se transformaram em um imenso tapete na manhã desta quinta-feira, durante a procissão de Corpus Christi.
Os símbolos sagrados decoraram o chão. O tapete com mais de 1.000 metros de comprimento, produzido pelos fiéis, começava na porta da Paróquia Menino Jesus de Reserva e terminava na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A saída da procissão, pela portal principal da igreja matriz, caminhou pela lateral da igreja, na Rua Marechal Floriano Peixoto, logo dobrou a esquerda, pela Rua Generoso Marques, e fez a primeira parada, em frente ao Colégio Vicentina, ocasião em que foi realizada uma bela prece em favor da educação, depois continuou pela Generoso Marques, parando em frente ao Lar dos Idosos Nossa Senhora das Graças, em uma prece aos idosos.
A procissão continuou e entrou na Rua Getúlio Vargas, fazendo mais uma parada ao lado da Escola Prof Helena R. Fioravante, ocasião em que foi realizada uma prece em favor da juventude, depois, acessou a Rua Marcílio Dias, até chegar ao cruzamento com a Rua José Soltovski, chegando na Igreja Ucraniana, onde foi realizado o encerramento.
Com fé e emoção, centenas de fieis marcaram presença na solenidade, um dia para agradecer a presença de Jesus na Eucaristia.
Os fieis começaram a preparar o tapete para a solenidade já no domingo (12), conforme relatou ao Portal Reserva News, Marinho de Oliveira, “No domingo já nos reunimos, transportando e pintando serragem para o tapete, tendo a ajuda dos jovens encontristas, catequese, coroinhas, ministros e outros colaboradores, depois na terça feira, estivemos lá no lavador do Renato Miersva, realizando todos os procedimentos necessários para uma bela procissão”. Marinho também relatou que nos dia de hoje, ele e seu filho, madrugaram para começarem a construção do tapete. “”às 4h40 eu e meu piá, levamos a serragem para começar a confecção do tapete”.
O Portal Reserva News também conversou com Renato Miersva, que nos falou sobre a preparação para a solenidade, “É dividido por pastoral e movimentos, que existe dentro da igreja, cada coordenador fica responsável pela sua equipe, responsável por pegar a serragem, pintar a serragem e se organizar pra pintar a rua”, Renato ainda relatou sobre como é feita a divisão, “Na rua também é dividido por quadra, existe uma lista feita pela igreja indicando o ponto e quadra de cada pastoral ou movimentos, resumido, é assim que esse trabalho acontece com ótimos resultados, digamos, que é um quebra cabeça que em pouco tempo é montado com sucesso, um trabalho bem distribuído e com o empenho de todos, rapidamente é concluído”, finalizou Renato.
Vale também destacar o trabalho realizado pelos profissionais da prefeitura, que em pouco tempo, realizou os procedimentos de limpeza.
E claro, tem que se falar de todo o esforço e dedicação dos padres Rafael e Alexandre, da Paróquia Menino Jesus de Reserva e do padre Josafat, da Igreja Ucraniana.
Veja a galeria de fotos da solenidade: (Em atualização – Total 179 imagens)