De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o município de Reserva registrou no mês de Maio de 2022, um saldo negativo na vagas de emprego formais, um total de -24, puxado pelos números negativos gerados pela Agropecuária, o Comércio e a Industria reservense.
Os números do Caged consideram o saldo registrado no mercado formal, ou seja, o número de contratações menos o número de demissões.
Os principais setores da economia reservense, agropecuária, comércio e industria, registraram saldos negativos no mês. O setor agropecuário fechou o mês de Maio com 38 demissões e 15 admissões, totalizando saldo negativo de 23 postos de trabalho. Já no setor de Comércio foram 56 demissões e 45 novos empregos gerados, registrando saldo negativo de 11 empregos formais. A industria reservense (todas de transformação madeireira), também decepcionou em seu números, foram 18 contratações contra 26 demissões, resultando em um saldo negativo de 8 vagas de emprego.
A salvação foi o setor de Serviços, que fechou o mês, conforme relatório do Caged, com um total de 43 contratações e 28 demissões, um saldo positivo de 15 novos postos de emprego, e de forma tímida, mas positiva, o setor da Construção, que criou 3 novos postos de trabalho, resultado de 05 contratações e duas demissões.
O cenário em Abril, era tímido, segundo o Caged, apenas 7 novos postos de trabalho foram gerados, mas os números de Maio são preocupantes.
No acumulado do ano (Janeiro a Maio de 2022), Reserva registra a geração de apenas 29 postos de trabalho. Em comparação com Maio de 2021, a diferença chega a ser discrepante, pois no referido mês, houve a geração de 64 novos postos de trabalho.
A última vez que Reserva tinha obtido um resultado tão ruim na geração de empregos formais, foi em Maio de 2020, ocasião que o saldo foi negativo em 25 postos de trabalho e anterior a isso, em Abril desse mesmo ano, quando foi registrado o numero negativo de 150 postos de trabalho fechados no município.
Veja os gráficos abaixo com as informações referentes ao município de Reserva, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged):
Saldo por atividade econômica no mês de Maio, tendo a Agropecuária, o Comércio e a Industria como destaques negativos.
Detalhamento por Atividade Econômica dos setores, com Admitidos, Desligados e Saldo
A evolução do Saldo de Vagas, mês a mês, desde Janeiro/2020 até Maio/2022
Gráfico com as Faixas Etárias das Admissões e Demissões em Maio/2022
Gráfico com o saldo de Maio de 2022, baseado no Grau de Instrução.
Os nossos vizinhos
O município de Cândido de Abreu, segundo o relatório do Caged, mais uma vez registrou uma leve melhora, e junto com os municípios de Telêmaco Borba, Imbaú e Tibagi, tiveram saldos positivos no mês de Maio, já os municípios Ipiranga e de Ortigueira, tiveram saldos negativos, aliás, Ortigueira tem repetido ao longo de 2022 o destaque negativo na região, em Abril o município vizinho já havia registrado um saldo negativo de 147 postos de trabalho, desta vez, teve um registro negativo de 32 postos de trabalho, e no acumulado do ano, perdeu 99 postos de trabalho.
Veja os números abaixo:
Telêmaco Borba:
Contratações: 997
Demissões: 846
Saldo: 151
Tibagi:
Contratações: 124
Demissões: 113
Saldo: 11
Cândido de Abreu:
Contratações: 31
Demissões: 22
Saldo: 9
Imbaú:
Contratações: 64
Demissões: 60
Saldo: 04
Ipiranga:
Contratações: 51
Demissões: 67
Saldo: -16
Ortigueira:
Contratações: 401
Demissões: 433
Saldo: -32