Número de posto de empregos formais em Reserva caem novamente, segundo relatório do Caged

595 0

Reserva teve uma forte queda no número de empregos formais com registro em carteira de trabalho no mês de junho de 2022, segundo Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) liberados pelo Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (28).

É o segundo mês consecutivo que o município tem números negativos no que se refere a geração de empregos formais, mas desta vez em uma curva mais acentuada do que o mês anterior, de acordo com o relatório do Caged.

O cenário em Maio, foi negativo, segundo o Caged, o município perdeu na ocasião, 24 postos de trabalho, mas os números de Junho são preocupantes, pois resultaram mais uma vez em um saldo negativo, desta vez de 36 postos de trabalho. Os números do Caged consideram o saldo registrado no mercado formal, ou seja, o número de contratações menos o número de demissões.

Diferente do mês anterior, em que os vilões foram a agropecuária, comércio e industria, que registraram saldos negativos, no mês de junho, os setores que preocupam, são a agropecuária e a industria novamente, e o setor de serviços. Já o setor do comércio, foi a salvação do município, evitando inclusive números negativos maiores para Reserva.

O setor agropecuário fechou o mês de Junho com 46 demissões e 11 admissões, totalizando saldo negativo de 35 postos de trabalho. Já a industria reservense (na grande maioria de transformação madeireira), foram 26 demissões e 14 novos empregos gerados, registrando saldo negativo de 12 empregos formais. O Setor de Serviços, que tinha sido a salvação do mês anterior, desta vez decepcionou em seu números, foram 36 contratações contra 41 demissões, resultando em um saldo negativo de 5 vagas de emprego.

A salvação foi o Comércio reservense, que fechou o mês, conforme relatório do Caged, com um total de 52 contratações e 36 demissões, um saldo positivo de 16 novos postos de trabalho, e de forma tímida, mas positiva, o setor da Construção, que criou 2 novos postos de trabalho, resultado de 08 contratações e 06 demissões.

No acumulado do ano (Janeiro a Junho de 2022), Reserva registra a perda de 4 postos de trabalho. Em comparação com Junho de 2021, a diferença é enorme, pois no referido mês, houve a geração de 44 novos postos de trabalho.

A última vez que Reserva tinha obtido um resultado tão ruim na geração de empregos formais, foi em Maio de 2020, ocasião que o saldo foi negativo em 25 postos de trabalho e anterior a isso, em Abril desse mesmo ano, quando foi registrado o numero negativo de 150 postos de trabalho fechados no município.

Veja os gráficos abaixo com as informações referentes ao município de Reserva, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged):

Saldo por atividade econômica no mês de Junho, tendo a Agropecuária, a Industria e o setor de Serviços como destaques negativos.

Detalhamento por Atividade Econômica dos setores, com Admitidos, Desligados e Saldo 

A evolução do Saldo de Vagas, mês a mês, desde Janeiro/2020 até Junho/2022

Os nossos vizinhos

O município de Cândido de Abreu, segundo o relatório do Caged, mais uma vez registrou uma leve melhora, e junto com os municípios de Telêmaco Borba, Ipiranga e Ortigueira, tiveram saldos positivos no mês de Junho, já os municípios Tibagi teve um resultado negativo preocupante, perdendo 132 postos de trabalho e Imbaú, com um saldo negativo de 1 posto de trabalho.

Veja os números abaixo:

Ortigueira:
Contratações: 414
Demissões: 385
Saldo: 29

Ipiranga:
Contratações: 67
Demissões: 45
Saldo: 22

Cândido de Abreu:
Contratações: 32
Demissões: 25
Saldo: 07

Telêmaco Borba:
Contratações: 827
Demissões: 826
Saldo: 01

Imbaú:
Contratações: 62
Demissões: 63
Saldo: – 01

Tibagi:
Contratações: 88
Demissões: 220
Saldo: – 132

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *