A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária divulgou ontem (3) que a vacinação contra a Covid-19 passa a ser quinzenal na Zona Urbana e não mais semanal, como estava sendo praticada atualmente. A justificativa para a mudança é o baixo comparecimento da população. Já no interior do município, segue o que foi estipulado pelo enfermeiro local.
A vacinação volta a ocorrer na próxima segunda-feira (8) e terça-feira (9), pula uma semana e as aplicações retornam nos dias 22 e 23 de agosto e pausa novamente na última semana do mês, sendo reiniciados os procedimentos em setembro. O horário de atendimento continua o mesmo, das 8h às 11h30 e 13h às 16h30, em frente ao Colégio Cívico-militar Gregório Szeremeta.
Houve uma queda no interesse da população, aliada as recentes campanhas aos finais de semana com horários diferenciados explicam a diminuição. Nos dias 25 e 26 de julho, 53 pessoas foram vacinadas e nesta semana apenas 29 nos dois dias. As pessoas de três a 11 anos podem tomar duas doses, de 12 a 39 anos três aplicações e 40 anos ou mais a quarta vacina, no intervalo de quatro meses entre as doses de qualquer laboratório. Atualmente Reserva registra 5.987 casos do Coronavírus, sendo sete ativos e um homem de 61 anos com comorbidades internado na UTI.
Vacina Mais
A campanha realizada no último sábado (30) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Ferreira e do Centro vacinou no total 380 moradores. De covid-19 foram 50 em crianças de três e quatro anos e mais 169 doses dos outros públicos; imunizantes de rotina contabilizaram 70 e gripe comum 91.
Nos outros imunizantes o munícipe deve procurar a UBS mais próxima nos horários 8h às 11h30 e 13h até 16h às segundas, quartas e sextas-feiras.