A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Reserva, programou para o próximo sábado (20) um novo mutirão de vacinas para os públicos de dois meses a 15 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade, das 8h às 16h. Trazer a carteirinha. No interior segue a orientação do enfermeiro local.
Os imunizantes contra tétano, coqueluche, rotavírus, meningite, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, varicela, hepatites e febre amarela serão aplicados de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Em relação ao Coronavírus, a campanha continua no próximo dia 22 no novo modelo quinzenal de distribuição.
Graças às vacinas, a Região das Américas foi a primeira do planeta a eliminar doenças como poliomielite (em 1994), rubéola e síndrome da rubéola congênita (em 2015) e tétano neonatal (em 2017). A diminuição da cobertura vacinal vem ressurgindo doenças tidas como do passado, como o sarampo.
O país havia ficado livre da transmissão autóctone (que ocorre dentro do território nacional) do vírus causador dessa doença em 2016. Porém, a combinação de casos importados de sarampo com a baixa cobertura vacinal levou o Brasil a ter um surto, que desde 2018 tirou a vida de 40 pessoas, principalmente crianças.