Depois de dois meses em baixa, mês de julho aponta saldo positivo na geração de empregos em Reserva

549 0

Após dois meses de turbulência, apresentando registros negativos na geração de emprego (mais demissões do que contratações), o município de Reserva, começa a dar sinais de reaquecimento no mercado de trabalho. Diferente do cenário visto nos meses de maio e junho, o mês de julho fechou com índice positivo na geração de emprego formal, sendo o setor de comércio o principal responsável, e os números só não foram melhores pois o setor de Industria Madeireira e da Construção, decepcionaram.

Segundo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criadas e preenchidas 28 vagas no mercado de trabalho (com carteira assinada). Esse número é a diferença entre as contratações e demissões do mês: 116 e 88, respectivamente.

No ano, esse foi o segundo melhor mês na geração de emprego. O mês de Fevereiro mantém o primeiro lugar com saldo de 35 vagas e em terceiro é o mês de Março (17).

Com o reaquecimento no mercado de trabalho, Reserva saiu do “vermelho” considerando o acumulado do ano de 2022 (Janeiro a Julho), que até o mês anterior era negativo. Já no acumulado dos últimos 12 meses (Ago/21 a Jul/22),  o saldo de geração de novos postos de trabalho é de 149 vagas, após 1.687 contratações e 1.538 demissões.

Análise setorial em julho

Dos cinco principais setores econômicos que integram os dados de Reserva, em julho, dois setores fecharam o mês com diferença negativa, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Setor da Industria (Industria Madeireira) e o Setor da Construção

As vagas positivas foram mais oportunizadas pelo Setor de Serviços, que fechou Julho com saldo de 15 postos de trabalho, após ter contratado 33 profissionais e ter 18 pessoas demitidas, a seguir veio o Setor do Comércio, que acumulou uma alta pelo 2º mês consecutivo, tendo um saldo de 13 postos, após a contratação de 48 pessoas e a demissão de 35. O setor de Agropecuária teve 18 admissões e 13 demissões, gerando um saldo de 05 novos postos de trabalho.

O Setor de Serviços puxou o bom desempenho geral do município, com a criação de 15 postos de trabalho (33 contratações e 18 demissões). Em seguida aparece Comércio, com 48 contratados e 35 demitidos, saldo positivo de 13 vagas.

O Setor da Industria (na grande maioria de transformação madeireira) lidera as baixas na carteira pelo segundo mês seguido. Em Julho, 03 postos de trabalho foram fechados, resultado de 13 admissões e 16 desligamentos.

Já o setor da Construção, teve 04 contratações e seis demissões, resultando em um saldo negativo de 2 postos de trabalho.

Veja os gráficos abaixo com as informações referentes ao município de Reserva, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged):

Saldo por atividade econômica no mês de Julho, tendo a Industria e o setor de Construção como destaques negativos.
A evolução do Saldo de Vagas, mês a mês, desde Janeiro/2020 até Julho/2022
Detalhamento por Atividade Econômica dos setores, com Admitidos, Desligados e Saldo

Os nossos vizinhos

O município de Ortigueira, segundo o relatório do Caged, foi o grande destaque positivo na região, Tibagi, depois de um saldo negativo preocupante no mês anterior, teve uma boa recuperação, Cândido de Abreu e Ipiranga, tiveram saldos positivos, mas de pequena expressão, já o município de Telêmaco Borba teve um resultado negativo preocupante, perdendo 170 postos de trabalho e Imbaú, com um saldo negativo de 16 postos de trabalho.

Veja os números abaixo:

Ortigueira:
Contratações: 512
Demissões: 310
Saldo: 202

Tibagi:
Contratações: 146
Demissões: 98
Saldo: 48

Cândido de Abreu:
Contratações: 37
Demissões: 31
Saldo: 06

Ipiranga:
Contratações: 65
Demissões: 61
Saldo: 04

Imbaú:
Contratações: 44
Demissões: 60
Saldo: – 16

Telêmaco Borba:
Contratações: 787
Demissões: 957
Saldo: – 170

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *