Dia Mundial dos Animais: data celebra a proteção e bem-estar dos animais, e em Reserva, temos o que comemorar?

632 0

Ao passear pelas ruas de Reserva (ou até mesmo outras cidades), é comum notar a presença de animais abandonados, maltratados e às vezes até mortos. Apesar da atuação contínua de órgão públicos e da sociedade civil organizada na defesa e proteção animal, muitas pessoas ainda não sabem o que significa a posse responsável de um desses bichinhos. Além do aspecto afetivo, essa responsabilidade obriga a atender as necessidades do animal, zelando por sua saúde, alimentação e segurança, refletindo inclusive em questões de saúde pública.

O animal não é dispensável. A posse deve ser responsável e o animal não pode ser dispensado por qualquer que seja o motivo. Uma vez adotado, ele vira parte da família e deve ser tratado como tal.

Antes de tomar a decisão de ter um animal é preciso que toda a família entre em consenso para a chegada do novo membro, pois ele vai participar do convívio familiar, em média, em torno de 12 anos, por isso a família tem que considerar isso para não haver o abandono futuro.

E hoje, dia 04 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. A data surgiu em 08 de maio de 1931, durante o Congresso Internacional de Proteção Animal, em Florença – Itália, onde as organizações participantes decidiram oficializar a comemoração em 04 de Outubro, que coincide com a celebração do Santo Católico – São Francisco de Assis, que é considerado o padroeiro dos animais e da natureza.

Mas afinal, de forma específica no município de Reserva, temos motivos para celebrar? 

Combater o problema é fundamental. Mais importante ainda é não deixar que ele aconteça. Sabemos que todos precisam ter direito a vida e nós humanos com certeza somos minoria perante aos demais habitantes da Terra. Por isso devemos respeito.

Talvez o homem seja o único ser que invada o território do outro. Que agrida sem ser ameaçado. Que abandona sem ter motivo. Que maltrata sem justificativa e que tem a capacidade de racionalidade, mas não usa.

O Portal Reserva News conversou hoje com Daiane Dias, uma das responsáveis pelo belo trabalho que é desenvolvido pela ONG – SOS Animais, instituição que desde 2013, tem feito a diferença quando o assunto são animais abandonados. A instituição é uma entidade filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos atendendo situações de vulnerabilidade de animais, defendendo seus direitos e prestando auxílio para manutenção da saúde e da vida animal. No dia 11 de Julho deste ano, foi sancionada a Lei nº 21.148/2022 que concede o Título de Utilidade Pública à instituição.

Daiane nos relatou sobre a luta em prol de adoções e castrações, do trabalho com resgate dos animais, tratamento e também da necessidade de um espaço para manter os animais.

“O que mais nos falta realmente é um local adequado para eles, temos em minha casa um socorro para animais doentes, mas a dificuldade de alimentos é muito grande, pois sobrevivemos somente através de doações da população”, relatou Daiane.

A responsável pela ONG, também nos relatou, “Temos na cidade um TAC (Termo de Ajuste de Conduta – Documento utilizado pelos órgãos públicos, em especial pelos ministérios públicos, para o ajuste de condutas) entre ministério público e prefeitura onde contamos com Castrações e agora a prefeitura irá disponibilizar em uma das clínicas veterinárias um atendimento de emergência a animais 100% de rua”.

O Deputado Cobra Repórter, que tomou conhecimento da instituição, após a intermediação de Romualdo, amigo da instituição, tem auxiliado muito a SOS Animais de Reserva, e Daiane acredita que ele ainda poderá fazer muito pela causa em Reserva e disse que o deputado tem sido um grande parceiro na causa animal. 

“O abandono está grande em nossa cidade, e a dificuldade de não ter local para abrigar eles nos deixa muitas vezes de mãos atadas, até porque somos poucos voluntários. Eu acredito que se fosse investido com palestras em escolas, que se pudesse fazer mais divulgações e que se fizesse andar as leis que já existem através do trabalho da ex Vereadora Regiane e as pessoas tivessem mais consciência antes de abandonar, tudo poderia ser bem diferente”, finalizou Daiane.

Hoje, a instituição, além de Daiane Dias, conta com o importante trabalho voluntário de Maria Pawlak, Gessely Souza e Ana Sydolovisk, as quatro “mosqueteiras” que estão na ativa em prol de uma causa tão nobre. Claro, é necessário e justo também falar dos “anjos” que sempre colaboram com a instituição, a população reservense, que se solidariza com o importante trabalho.

Veja como contribuir com a ONG – SOS Animais de Reserva

As doações podem ser feitas através de Pix
Chave CNPJ – 17.839.025/0001-86
Na residencia da Daiane Dias , residência que muitos conhecem também como o “abrigo de animais”, pois é nesse local que ficam animais mais idosos e os doentes sem encontram em tratamento.
As doações também podem ser feitas diretamente nas clínicas veterinárias que são parceiras da entidade:

  • Rapha Clinica Veterinária – Dr. Wellington Lacerda
  • JC Agropecuária Carneiro – Dra. Bruna Chiara

Quem sabe no dia 04 de Outubro de 2023, tenhamos mais motivos para comemorar a tão importante data. E finalizamos a matéria com uma frase famosa de Mahatma Gandhi, “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *