Na região, Ponta Grossa, Telêmaco e Reserva são as cidades com maior registro de denúncias eleitorais

409 0

Ponta Grossa, com 126 notificações, Telêmaco Borba, com 15 denúncias e depois Reserva, com um total de 7 denúncias, lideram o ranking de denúncias de irregularidades eleitorais nas eleições deste ano na região dos Campos Gerais. Jaguariaíva também tem 7 denúncias de irregularidades.

O município de Ponta Grossa é o 3º no Estado do Paraná., ficando atrás de Curitiba que já registrou 578 casos e São José dos Pinhais, com 149. Depois aparecem os municípios de Londrina, com  100 denúncias e Guarapuava 83

As estatísticas são do Aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que qualquer pessoa pode enviar denúncias de irregularidades durante as campanhas eleitorais. De acordo com o TSE, o eleitor pode denunciar compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

A apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral. O Paraná registrou até o momento 2.253 denúncias de ilícitos eleitorais pelo aplicativo Pardal. Além de Curitiba, São José dos Pinhais e Ponta Grossa, Londrina teve 100 e Guarapuava 83.

Na região dos Campos Gerais, vem a seguir, com cinco denúncias, os municípios de Ventania, Carambeí e Arapoti, quatro em Ivaí, dois em Piraí do Sul e Castro e um em Palmeira, Ipiranga e Tibagi.

Em 2018, nas últimas eleições gerais, o estado recebeu 1.970 denúncias. Conforme o TSE, o número de notificações costuma ser maior em locais com disputas políticas intensas e mais propaganda eleitoral.

Pelo aplicativo ou pela página do serviço na internet, é possível acompanhar a denúncia enviada com o número do protocolo. Em todo o Brasil, foram 37.951 denúncias desde agosto. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Fonte – TSE

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *