Durante o feriado da Semana Santa, a Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) e a Polícia Ambiental do Paraná uniram forças para patrulhar o rio Tibagi, próximo à usina hidrelétrica de Mauá. O objetivo foi garantir a segurança da navegação e combater possíveis crimes ambientais na região.
Ao todo, nove embarcações foram abordadas durante a ação. Dentre elas, sete foram identificadas com irregularidades, sendo que duas foram apreendidas pois não estavam inscritas e seus respectivos condutores não possuíam habilitação para conduzi-las.
Além disso, foram emitidas cinco notificações por diferentes irregularidades, como falta de uso de colete salvavidas ou por não estarem com a documentação exigida em dia. Durante a ação, também foram encontradas redes de pesca, que foram recolhidas pela Polícia Ambiental.
A CFRP utilizou duas novíssimas motos aquáticas, cedidas pela empresa BRP Brasil Motorsports em contrato de comodato. Por serem compactas e potentes, as embarcações proporcionam um grande poder de mobilidade nas águas interiores.
Essas iniciativas são de suma importância para evitar acidentes e prevenir a ocorrência de crimes ambientais. A ação foi um sucesso e alcançou seus objetivos.
A CFRP continuará realizando patrulhamentos em sua área de jurisdição, que abrange 144 municípios, com o objetivo de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nos rios e lagos da região.
Além disso, a CFRP também atua regularmente no combate a crimes transfronteiriços, principalmente na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Fonte – Assessoria de Imprensa da Capitania Fluvial do Rio Paraná