Programa que fornecerá atendimento especializado em caso de alto risco, começa amanhã em Reserva

527 0

A Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Reserva, em conjunto com a 21ª Regional de Saúde realizaram na última sexta-feira (16) no plenário da Câmara de Vereadores uma capacitação com os servidores da Atenção Primária à Saúde (APS).

O município de Reserva está integrado ao novo Programa de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Estado (Qualicis), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Reserva e mais seis municípios da região terão ambulatório localizado em Telêmaco Borba e coordenado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). O processo inicia com a consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) e comprovado a urgência vai ser encaminhado via transporte ao novo serviço.

“Pegar como exemplo um idoso que procura o posto de saúde, e ele está com um problema grave que só um especialista, ou seja, geriatra pode resolver. O médico encaminha o caso para esse ambulatório que vai prestar toda a assistência necessária. Esse serviço é um complemento em. Casos mais complexos”, disse a secretária Thais Didek.

As palestras desta sexta-feira foram sobre as linhas de atuação materno infantil e pessoas idosas com as enfermeiras Pâmela Holliben, Angélica Heinriger e Isabela Mudri, da equipe Qualicis. ‘’Aqui [em Reserva] a Atenção [Primária à Saúde] é um pouco mais estruturada, diferente de outros municípios, possui um médico obstetra e dois pediatras, mas que tiveram bastante trabalho ano passado. Agora sobre a capacitação, nós falamos sobre as diretrizes da APS, o que cabe a eles nesse novo modelo, o que cabe ao ambulatório especializado e o hospitalar’’, explicou Heinriger.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *