Faixas, cartazes, balões e o apelo pela não violência contra a mulher fizeram parte da Caminhada em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que foi realizado em Reserva, e simultaneamente em mais 72 municípios do Paraná, tendo como objetivo principal, mobilizar a sociedade para uma reflexão para erradicar a extrema violência de gênero.
A concentração para o evento, começou às 11h30, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Reserva e às 12 horas, houve o inicio de caminhada, percorrendo ruas da cidade, até a chegada na Praça da Matriz.
A mobilização buscou conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra as mulheres e honrar a memória das vítimas.
De acordo com os organizadores, espera-se que o evento seja o primeiro de muitos e que outras cidades também realizem ações pelo fim da violência e pela igualdade de gênero. Ainda, de acordo com a organização, a caminhada no meio-dia também teve um simbolismo importante, visto que muitas vítimas de feminicídio costumavam estar almoçando com suas famílias nesse horário.
Dia de Combate ao Feminicídio no Paraná
O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo Governo do Estado. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.