Cotidiano

Prazo para o recadastramento da Paranaprevidência vai até 31 de dezembro

Os mais de 105 mil aposentados e pensionistas da Paranaprevidência têm até 31 de dezembro para realizar o recadastramento obrigatório de 2023. Até o dia 9 de agosto, cerca de 53 mil haviam feito a atualização. O recadastramento pode ser feito através do aplicativo do órgão, pelo web site, ou presencialmente.

A coordenadora da Gran Faculdade campus Curitiba Núbia Elizabette de Paula destaca que o recadastramento por meios digitais elimina a necessidade de comparecimento presencial à instituição e pode ser realizado a qualquer momento, independentemente do mês de aniversário do beneficiário.

“Esse recadastramento pode ser realizado a qualquer momento, não depende de ser no mês de aniversário do beneficiário e ele também não precisa ser presencial. Esse recadastramento serve para que os pensionistas possam fazer prova da sua existência e cumprir os demais requisitos que são exigidos pela lei”, comenta.

Para pensionistas universitários, o procedimento é diferente. O recadastramento é exclusivamente digital e deve ser concluído até 31 de agosto. Os beneficiários devem monitorar o status do recadastramento via aplicativo, para se certificar que não há pendências. Pensionistas universitários que não se recadastrarem terão seus pagamentos bloqueados.

Núbia Elizabette explica que a Paranaprevidência é um órgão gestor de regime próprio de previdência dos servidores públicos do estado do Paraná. Logo, todos aqueles servidores que têm um regime estatutário, seguirão a Paranaprevidência. 

“A Paranaprevidência foi criada com o intuito de garantir o pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores públicos estaduais que são estatutários, então regidos por uma lei específica”, expõe. 

Mais informações como documentação e normativas estão disponíveis no site da Paranaprevidência.

Fonte – Brasil 61 – Foto – Geraldo Bubniak/AEN

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Recent Posts

Após chuvas, Reserva e mais 4 localidades da região estão com o abastecimento paralisado devido à falta de energia

A Sanepar informou em nota oficial, por volta das 12 horas deste sábado, dia 08,…

18 horas ago

Enem 2025: saiba o que é permitido levar no primeiro dia de provas

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão realizadas neste…

20 horas ago

Tornado causa destruição e deixa 6 mortos e ao menos 430 feridos no Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e os serviços de saúde atenderam, até…

21 horas ago

Município de Rio Bonito do Iguaçu foi atingido por um tornado, confirma Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou como um tornado a…

21 horas ago

Veiculo colide contra caminhão estacionado e deixa condutora com lesões graves

No começo da tarde desta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h00, na altura do…

2 dias ago

Catálogo de produtos artesanais da região será lançado durante a ExpoIpiranga

A 1ª edição do Catálogo de Produtos da região será lançada de 4 a 7…

2 dias ago