O Centro Estadual de Educação Profissional e Agrícola de Ortigueira, em parceria com a Klabin, está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem em Técnico em Operações de Máquinas Florestais. Esta será a primeira turma da nova modalidade de Aprendizagem, com formação teórica e prática, voltada para jovens de 18 a 22 anos. As vagas são gratuitas e limitadas, e as inscrições vão até o dia 12 de fevereiro.
Ofertado pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), com grade de disciplinas e conteúdos desenvolvidos pela Klabin e SEED, o curso terá um ano e meio de duração e as aulas teóricas e práticas ocorrerão na sede do Centro Estadual de Educação Profissional e Agrícola de Ortigueira. Ao longo do período, os estudantes irão desenvolver habilidades para o apoio ao trabalho realizado em colheitas florestais, com noções sobre planejamento, manutenção, acompanhamento de atividades e operação de máquinas de grande porte – em conformidade com as normas de segurança.
Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e, para os candidatos aprovados dos municípios de Telêmaco Borba e Imbaú, será concedido auxílio-transporte. É desejável que os inscritos tenham Carteira Nacional de Habilitação – Categoria B.
As principais responsabilidades do Aprendiz em Técnico Florestal incluem operar máquinas florestais, documentar boletins e relatórios diários de produção sobre horas de trabalho, número de talhões, operadores e produção, planejar rotinas de trabalho nas áreas florestais, inspecionar e relatar anomalias em máquinas, elaborar relatórios de quebras mecânicas, realizar pequenos reparos de manutenção, auxiliar na manutenção preventiva e corretiva, desenvolver conhecimentos sobre a capacidade do equipamento e seu comportamento em diferentes cenários, priorizando a segurança em todas as suas ações.
As inscrições podem ser feitas clicando AQUI . As aulas terão início no dia 5 de março.
Sobre a Klabin
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.
Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Mundial e Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Fonte – Assessoria de Imprensa da Klabin