Domingo de aventura e conexão com a natureza; 1ª Caminhada Internacional em Reserva é sucesso absoluto

3192 0

Neste domingo, dia 25, Reserva recebeu a 1ª Edição da Caminhada Internacional da Natureza, intitulado “Circuito Usina Velha”, no município. Um evento marcante, reunindo pessoas em torno do desejo de apreciar a natureza, desfrutar de momentos ao ar livre e superar desafios físicos, criando memórias inesquecíveis para todos os participantes.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município de Reserva e o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Foi um evento marcante para os amantes da natureza e a caminhada atraiu a participação de aproximadamente 600 pessoas, de Reserva e de diversas outras cidades do Paraná e também dos Estados de Santa Catarina (Florianópolis), Mato Grosso (Cuiabá) e do Pará (Abaetetuba), que se reuniram para percorrer o trajeto de 14.300 metros, cercado de belezas naturais.

As maiores delegações foram as representantes de Reserva (231 participantes), Telêmaco Borba (101 participantes), Ponta Grossa (81 participantes), Sapopema (35 participantes), Irati que esteve presente com 31 participantes.

As estrutura do local, o Pesque Pague do Zélio Debas, organizou um espaço adequado, oferecendo uma estrutura confortável para os caminhantes se prepararem para o desafio que iriam enfrentar.

O inicio do evento foi às 8 horas, no Pesque Pague do Zélio Debas, local em que os participantes receberam seu crachá e as orientações referentes à caminhada, com a abertura oficial realizado pela Vice-Prefeita do município, Ana Maria Pachalki, que falou da alegria de acolher os participantes reservenses e que vieram de fora do município.

A palavra foi passada ao experiente em caminhadas, João Maria, do município de Telêmaco Borba, que passou diversas orientações sobre a trilha e antes da “saída” dos participantes, a professora Rosana Leniar, da Academia Up, de Reserva.

Foram montados 4 pontos de apoio, uma excelente sinalização, uma estrutura que contou com a participação da Batalhão da Polícia Rodoviária – BPRv, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros (Defesa Civil), ambulância e também disponibilizados banheiros químicos para os participantes.

Nos pontos de apoio, foi distribuído água mineral aos participantes, além de frutas e doces.

A rota proporcionou aos participantes uma visão panorâmica da riqueza natural de Reserva incluindo estradas de chão, trilhas, cachoeira, e demais belezas naturais. Além da atividade física, a sociabilização entre os presentes, a importância da preservação ambiental e a valorização da biodiversidade do município foram os pontos altos do evento.

O Portal Reserva News, conversou com alguns dos participantes do evento, e em uma das conversas, muito gentilmente, um dos representantes do município de Sapopema, Jonas Miranda, comentou sobre a qualidade do evento e ressaltou, “de todos os que participei, foi um dos mais bem estruturados” e finalizou”a organização foi impecável, distribuição de água, frutas, a orientação durante o percurso, a estrutura dos pontos de apoio e as belezas naturais de Reserva, sem dúvida é digna de elogios, e certamente estarei aqui nas próximas edições”.

O objetivo principal, que era a conexão com a natureza, o despertar para a preservação do meio ambiente foi conquistado com êxito, e assim, Reserva que também é um destino privilegiado para os entusiastas da natureza.

Veja algumas das imagens do evento:

 

 

 

 

Em breve, mais imagens do evento……

 

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *