O município de Reserva registrou 148 novos casos de dengue em uma semana, os dados são do informe semanal da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, divulgados pela Prefeitura Municipal de Reserva nesta terça-feira, dia 30, em suas redes sociais.
Com os novos números, o município registra um total de 444 casos confirmados da doença, e se for comparado com o boletim anterior, divulgado no dia 24, quando a cidade possuía 296 casos, houve um aumento de 50%.
O boletim ainda registra um total de 1,4 mil notificações e que 831 casos estão sendo investigados e há uma pessoa internada.
A Prefeitura de Reserva, que conta desde abril com comitê de enfrentamento, vem realizando monitoramento e ações, como mutirões de limpeza em espaços públicos e privados, notificando em casos de irregularidades, conscientização nas escolas em um trabalho conjunto entre as secretarias e reforçando através do concurso público a equipe de endemias.
União de Forças
A prevenção é a melhor forma de combate. Coloque areia em vasos e pratos de plantas, evitando acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d´ água, receber os agentes de endemias.
As denúncias de locais irregulares podem ser registradas na Ouvidoria da Saúde, no WhatsApp +55 42 9925-1107, na Ouvidoria Geral Municipal pela plataforma Fala BR com sua conta Gov.br. Também pessoalmente no departamento de Vigilância Sanitária, que fica na Rua Polônia, número 882, no Centro, nos dias de semana.
Os principais sintomas, febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações; mal-estar; falta de apetite; dores de cabeça; manchas vermelhas; podem aparecer em até 15 dias depois da infecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti Com febre e outros dois sinais citados, a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima ou Pronto Atendimento Municipal (PAM).