Carambeí e CimSaúde ‘conversam’ sobre saúde das gestantes

383 0

Estratificação de pacientes, planos de cuidados individualizados e compartilhados, exames e consultas previstos. Todos estes temas estiveram na pauta do matriciamento da Linha de Cuidado Materno Infantil realizado em Carambeí na última segunda-feira, dia 20.

Equipe multiprofissional do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) esteve no município para apresentar a Linha e tirar as dúvidas das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).

O médico obstetra, Octacílio da Silva Couto, conversou com a equipe sobre a importância da estratificação das gestantes, identificando se há risco habitual, intermediário e alto. “As gestantes de risco habitual permanecem aos cuidados da APS. Já as de risco intermediário e alto são encaminhadas, à qualquer momento, para a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), que tem como referência o CimSaúde”, esclarece.

“A palestra foi bem válida e o conhecimento do Dr Octacílio foi um presente para todos. Principalmente para os médicos mais novos”, avalia a coordenadora da Atenção Primária Municipal, Adriana Fernandes de Oliveira, citando a alta adesão de médicos e enfermeiros. A profissional espera, que já nas próximas semanas, o resultado do matriciamento possa ser constatado, com encaminhamentos mais precisos ao Consórcio.

Além de levar informações e trocar conhecimento entre APS e AAE, os matriciamentos, previstos no Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis), servem para corrigir falhas nos processos. “As Linhas de Cuidado à Saúde prevêem um trabalho colaborativo de toda a Rede de Atenção à Saúde. Por isso a importância de se alinhar os processos”, esclarece a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Fonte – Assessoria de Imprensa CimSaúde

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *