A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, divulgou nesta sexta-feira, dia 24, o seu boletim epidemiológico da dengue.
De acordo com o novo boletim, Reserva tem 804 casos confirmados da doença, 2.505 notificações e 1.401 casos em investigação. Além disso, uma pessoa está internada por conta da doença.
Desde o dia 24 de abril, Reserva está em situação de emergência em saúde pública, por conta da dengue, a medida tem como objetivo garantir agilidade na tomada de medidas de prevenção, controle e atenção à saúde da população.
A Prefeitura conta com comitê de enfrentamento, que vem realizando monitoramento e ações, como mutirões de limpeza em espaços públicos e privados, notificando em casos de irregularidades, conscientização nas escolas em um trabalho conjunto entre as secretarias e reforçando através do recente concurso público a equipe de endemias.
União de Forças:
- A prevenção é a melhor forma de combate.
- Coloque areia em vasos e pratos de plantas,
- Evite acumular água em pneus, latas e garrafas,
- Limpar e manter fechada a caixa d’ água,
- Receber os agentes de endemias.
Denuncias:
- Ouvidoria da Saúde, no WhatsApp +55 42 9925-1107;
- Ouvidoria Geral Municipal pela plataforma Fala BR com sua conta Gov.br em https://falabr.cgu.gov.br/web/home?modoOuvidoria=1;
- Também pessoalmente no Departamento de Vigilância Sanitária, que fica na Rua Polônia, número 882, no Centro, nos dias de semana.
Sintomas Principais:
- Febre alta a partir de 38 graus;
- Dores pelo corpo e nas articulações;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dores de cabeça;
- Manchas vermelhas;
Podem aparecer em até 15 dias depois da infecção. Com febre e outros dois sinais citados, a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima ou Pronto Atendimento Municipal (PAM).