Mais uma equipe da Polícia Civil do Paraná – PCPR, irá prestar apoio operacional no Rio Grande do Sul, reforçando o efetivo policial no estado gaúcho, contribuindo para as operações de segurança pública e atendimento às comunidades mais afetadas pelas enchentes, demonstrando a prontidão e dedicação dos seus servidores em apoiar outras unidades da federação em situações emergenciais.
Mas o comunidade reservense tem um motivo a mais para se orgulhar, afinal, um dos componentes dessa equipe, é o Agente de Polícia Judiciária de Reserva, Ademir Brasil Filho, que em conversa com o Portal Reserva News falou da honra de ser selecionado entre um grande número de policiais que se apresentaram como voluntários para essa missão no Rio Grande do Sul.
“O Departamento de Polícia Civil pediu voluntários para integrar a Missão de Ajuda Humanitária no Rio Grande do Sul, e um grande número de policiais se inscreveram. Para mim, mais do que um dever, é uma honra ser selecionado entre todos os policiais que se apresentaram como voluntários para essa missão. Estamos integrando a terceira fase da Missão Rio Grande do Sul, as duas primeiras contaram com 30 Policiais Civis, cada uma, três delegados e 27 Agentes de Polícia Judiciária. Somos a terceira turma, e contamos com três delegados e 26 Agentes de Polícia Judiciária”.
A participação de Ademir Brasil Filho e dos demais policiais paranaenses não apenas fortalece a segurança pública no Rio Grande do Sul, mas também promove a troca de conhecimentos e estratégias entre os estados, contribuindo para uma resposta mais eficaz ao crime organizado. A união de forças policiais de diferentes regiões é um passo significativo para a segurança nacional, refletindo um esforço conjunto para garantir a paz e a ordem.
“A finalidade da missão é reforçar o policiamento nas áreas afetadas, auxiliar a PCRS em investigações, cumprimento de mandados, prover segurança nos abrigos e até fazer policiamento preventivo em áreas de risco, que podem estar sob o controle de grupos criminosos. Nosso trabalho também inclui participar de ações de patrulhamento em áreas alagadas, com isso contamos com dois botes.” comentou Ademir Brasil Filho.
Os policiais da PCPR trabalharão de forma integrada com outros grupos táticos das polícias civis de todo o Brasil, sendo essencial, não só para a manutenção da ordem, mas também para aliviar a carga das forças locais, permitindo que os agentes gaúchos possam dedicar algum tempo às suas próprias famílias, também afetadas pelas enchentes.
A palavra “voluntariado” já pode ser considerado um sinônimo do reservense Ademir Brasil Filho, que recentemente promoveu uma ação social em conjunto com seus “irmãos” do Insanos MotoClube, trabalhando para ajudar a coletar donativos aos flagelados das enchentes.
“Sentia que só isso não era o suficiente, fiquei chocado ao ver notícias de crianças e mulheres sendo abusadas nos abrigos, de facções criminosas oprimindo pessoas desabrigadas e furtando o pouco que havia restado de valor daquelas pessoas. Eu queria ir lá, “por o pé no barro”. Já havia pedido o adiantamento de alguns dias das minhas férias e pretendia ir ao Rio Grande do Sul, em um dos caminhões que estavam levando donativos arrecadados, quando soube da convocação por voluntários da PCPR. Não pensei duas vezes e me inscrevi, como outras dezenas de policiais civis do Paraná, que se sentiram tocados pela tragédia. Se antes eu seria voluntário para ajudar a carregar e entregar donativos, agora vou para servir e proteger a população, que é nossa principal função como policiais”.
O Portal Reserva News, assim como a população reservense, tem a certeza de que a dedicação e o profissionalismo de Ademir Brasil Filho será um orgulho para o município de Reserva e para toda a comunidade, e sua participação na força-tarefa exemplifica o compromisso contínuo desse destacado profissional com a segurança e o bem-estar da população reservense, paranaense e brasileira.
Serão 15 dias incansáveis e com toda a certeza muito trabalho muita emoção e dedicação de Ademir Brasil Filho e seus colegas, mas imbuídos desse sentimento de solidariedade, de empatia, nós reservenses estaremos aqui torcendo pelo sucesso da operação e orgulhosos do trabalho que será realizado, retornando com a sensação de dever cumprido.