Inverno começa hoje com a maior noite do ano; veja como serão os primeiros dia da estação em Reserva

663 0

Apesar de já termos passado por uns dias de frio durante o outono, mas a maioria deles com temperaturas atípicas e muitos dias de calor, o inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, no horário de Brasília.

A mudança do outono para a estação mais fria do ano é marcada por um fenômeno chamado de solstício, em que o planeta atinge o ponto mais distante em relação ao Sol.

A própria palavra solstício retoma o significado da expressão Sol parado, em latim, exatamente pelo fato de que, ao ser observado a olho nu, o astro parece concluir sua trajetória quando atinge esse ponto. A mudança na posição a cada nascer ou pôr do Sol não é vista nesse dia.

De acordo com o Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, o inverno de 2024 será influenciado pelo fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento das águas no Oceano Pacífico e altera o regime de ventos na América do Sul.

O período é de incertezas tanto devido ao bloqueio atmosférico, quanto ao vácuo entre a recente saída do El Niño e a chegada do fenômeno La Niña.

Enquanto o El Niño provoca elevação das temperaturas e reforça fenômenos de chuvas no Sul – como as vistas no Rio Grande do Sul -, a La Niña tem efeito inverso, provocando tempo mais seco e dando condições mais favoráveis para a entrada de massas de ar frio e maiores variações térmicas.

O Brasil está sob um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de massas de ar frio e a formação de frentes frias. Por isso, não são esperadas grandes quedas de temperatura no Paraná neste início de estação.

Em Reserva

Segundo o Simepar, as temperaturas em Reserva, não terão alterações neste começo de inverno, de hoje até o dia 28, a temperatura máxima terá a média de 25ºC e a minima de 15ºC, só no dia 29 que haverá uma ligeira queda, com a temperatura máxima registrando 18ºC, mas voltando a registrar elevação nos dias seguintes.

Veja no gráfico abaixo a previsão para os próximos 15 dias no município:

Como a expectativa é de que a La Niña chegue ao Paraná apenas entre agosto e setembro, o estado pode experienciar um frio tardio.

Fonte – Com informações do Simepar

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *