Cinco marcas de café do Paraná estão na lista das 24 consideradas impróprias para consumo a partir da análise do Departamento de Inspeção do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA.
Segundo o governo federal, os produtos foram desclassificados após ser verificada a presença de matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.
Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
Veja marcas dos cafés paranaenses que estão na lista de impróprios para consumo:
- Lagobom – Lote 8;
- Paranaense – Lote não informado;
- Sansão – Lote não informado;
- Sansão – Lote não informado;
- Castro – Lote 4.
A lista do Ministério da Agricultura foi divulgada na sexta-feira (28).
Segundo essa legislação, as matérias estranhas são grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras; as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.
O que fazer caso tenha adquirido algum produto?
A orientação do Ministério é deixar de consumi-los, e solicitar a substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor, e em caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, a orientação é que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR.
Tinha ter marca João aí deixava de comprar neh