Reserva teve nesta segunda-feira, dia 22, a realização da “2ª Caminhada do Meio-Dia”, ação das mais importantes para alertar a população a lutar contra o feminicídio.
Durante a caminhada, que saiu da Praça da Bíblia, e teve a abertura feita pela Sra. Jeanne Dalke, presidente da CMDM, as participantes, em sua grande maioria vestidas de branco gritavam palavras de ordem contra o feminicídio, com o objetivo chamar a atenção da população.
Contando com o apoio da Polícia Militar e também da Defesa Civil de Reserva, a caminhada percorreu pela Avenida Coronel Rogério Borba, até chegar na Praça da Matriz, onde as participantes voltaram a gritar palavras de ordem.
A ação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, do município de Reserva.
Dia Estadual
O Paraná tem um Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado após uma lei sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.
Feminicídios
O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.
Feminicídio em Reserva
O último caso de feminicídio registrado em Reserva ocorreu em 11 de maio de 2023, quando uma mulher de 42 anos foi morta em uma plantação de tomate em Reserva, cometido pelo ex-companheiro, de 49 anos.
O crime aconteceu no distrito de José Lacerda, na área rural da cidade. A mulher, foi morta enquanto trabalhava na colheita de tomate, com requintes de crueldade, a vitima foi degolada aparentemente por um facão, considerando o grau de ferimento que foi feito.
Relembre o caso – Mulher é encontrada morta em plantação de tomate em Reserva e polícia confirma o crime de feminicídio
Veja imagens do evento: