Alunos e professores de escola cívico-militar são atacados por abelhas em ponto turístico do Paraná

445 0

Um grupo com 80 alunos e 4 professores do Colégio Cívico-Militar José Elias da Rocha foi atacado por um enxame de abelhas na terça-feira (29) enquanto fazia uma atividade de campo na Fazenda Capão Alto, em Castro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e quatro crianças precisaram ser encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Uma delas, de 11 anos, levou diversas ferroadas, precisou ser medicada e ficou em observação. Ela foi liberada horas depois. As outras crianças três foram liberadas e puderam retornar ao passeio, que seguiu normalmente.

Conforme o Conselho Gestor da Fazenda Capão Alto, apicultores foram acionados para realizar o manejo adequado do enxame e garantir a segurança dos turistas que frequentam o atrativo histórico.

De acordo com a instituição, que atua desde 2005, esta foi a primeira vez que uma situação como essa é registrada.

Cuidados com abelhas

O Corpo de Bombeiros destaca que o calor e a florada da primavera influenciam no surgimento de enxames itinerantes e aumento do número de abelhas nas colmeias.

A alta temperatura também deixa as abelhas, vespas ou marimbondos mais agitados e agressivos, e nesta época do ano é recorrente o aumento do número de ataques.

Para evitar problemas, o Corpo de Bombeiros do Paraná recomenda:

  • Evite movimentos bruscos e excessivos próximos a colmeias;
  • Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
  • Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias. Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
  • Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas, vespas ou marimbondos;
  • Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível à peçonha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;
  • Afaste os animais domésticos do enxame porque qualquer barulho pode irritar o enxame e desencadear o ataque;
  • Após a picada, a abelha perde seu ferrão e a bolsa de peçonha e morre. Contudo, o mesmo não se aplica às vespas e marimbondos. Após picar eles estão prontos para atacar novamente;
  • Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar um apicultor especializado para a remoção do foco. Nos casos mais críticos, acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

O local

Fazenda Capão Alto, local em que os alunos e professores realizam a visita quando form atacados, é uma fazenda histórica localizada em Castro.

A fazenda é o marco histórico para a fundação da cidade de Castro e o berço dos Campos Gerais, fazendo parte das atrações turísticas do distrito de Castrolanda, pois além do prédio histórico (a sede da fazenda), possui um sítio arqueológico com ruínas de uma capela, em taipa (e possíveis restos mortais de padres Carmelitas), além das casas utilizadas como senzalas para os escravos.

Tombada em 1983 como patrimônio cultural do Paraná, a Capão Alto esta em processo de tombamento como patrimônio cultural nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte – Com informações do Portal G1

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *