Klabin comemora resultados de iniciativas focadas em cuidados com a água; 460 nascentes foram recuperadas

277 0

Asegurança hídrica tem sido uma prioridade para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil. Atualmente, 74% das localidades onde a Companhia opera, possuem iniciativas nesta frente. Um bom exemplo destes avanços é o trabalho de recuperação de nascentes em propriedades rurais atendidas pelos programas Matas Legais e Matas Sociais. Por meio das duas iniciativas, foram recuperadas 460 nascentes no Paraná, com reforços na cobertura de árvores em seu entorno.

Os programas atendem, atualmente, 1.142 parceiros, onde foram cadastradas 2.270 nascentes, sendo 1.334 conservadas – ou seja, sem ter sofrido alterações em sua origem –, além de 460 com restauração florestal. Para chegar a estes expressivos resultados, muitas atividades foram desenvolvidas ao longo destes anos, como: reunião de sensibilização com os(as) produtores(ras), coleta de dados a campo, relatório de diagnóstico das propriedades dos terceiros, demarcação de Áreas de Preservação Permanentes (APPs), doação e entrega de mudas nativas, orientação técnica sobre a implantação dos métodos de restauração florestal, visitas de monitoramento e relatório do monitoramento.

Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, enfatiza o compromisso da Companhia com o meio ambiente. “Atuar com atenção e cuidado aos recursos naturais é um valor fundamental para a Klabin, e representa a base de sua visão de longo prazo. Essa postura não apenas assegura melhorias contínuas para nossas operações, mas também gera benefícios duradouros para as comunidades onde estamos presentes”, afirma o gerente.

A Companhia também inovou, na busca do equilíbrio entre a produção florestal e disponibilidade de água, com a integração entre os princípios de manejo de bacias e o manejo florestal. O manejo hidrossolidário, como é conhecido, é uma forma de gestão integrada da operação florestal e dos recursos hídricos, com especial atenção para as bacias de abastecimento de comunidades, sejam de uma família ou de uma cidade. Este tipo de manejo leva em consideração as microbacias hidrográficas (cursos de água que desaguam em único leito) e os pontos de captação de água dos vizinhos, além dos processos ecológicos.

A Klabin criou uma estratégia que garante que, em cada bacia onde há plantio, 40% da floresta deve permanecer em pé, garantindo a infiltração da água pelas árvores, enquanto os 60% restantes podem ser colhidos. Isso ajuda a manter os recursos hídricos e a biodiversidade de forma saudável, e garante a manutenção dos mosaicos florestais ao longo do tempo.

As boas práticas da Companhia também se estendem para dentro das fábricas. A redução no uso de água na Klabin, um dos principais insumos do negócio, caiu 49% desde 2004, considerando o volume de água usado por toneladas de produtos.

Sobre os Programas Matas Legais e Matas Sociais

Matas Legais – O programa Matas Legais, fruto da parceria entre a Apremavi e a Klabin desde abril de 2005, visa promover a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável nas regiões do Paraná e de Santa Catarina. O objetivo é preservar e recuperar remanescentes florestais nativos, melhorar a qualidade de vida local e otimizar o manejo florestal por meio de um planejamento integrado de propriedades e paisagens. A iniciativa inclui ações como a conservação de áreas de preservação permanente, restauração de áreas degradadas, implantação de sistemas agroflorestais, e do ecoturismo.

Matas Sociais – O Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto resultante da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae. Tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios onde o projeto atua no Paraná (Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania) e cinco em Santa Catarina (Lages, Otacílio Costa, Correia Pinto, Palmeira e Ponte Alta).

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 487 mil hectares, sendo mais de 203 mil de áreas de conservação. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Klabin

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *