Eleito no mês de agosto, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) voltou a ser declarado presidente da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (11). A eleição original, realizada de modo antecipado, foi anulada pelo atual comando da Casa.
Alexandre Curi recebeu o voto de todos os 46 deputados presentes no plenário na tarde desta segunda, com resultado que confirmou a nova composição da mesa executiva da Assembleia para os próximos dois anos.
Essa eleição anulou outra, que elegeu Curi e os demais integrantes da mesa em 12 de agosto, data antecipada conforme previsão do regimento interno da ALEP. Segundo Ademar Traiano, atual presidente da Assembleia, o processo de escolha foi repetido para afastar riscos de natureza jurídica.
As ações movidas pela PGR questionam no Supremo a antecipação de eleições em outras Assembleias pelo país. No entendimento da procuradoria, o marco temporal para a realização da eleição de Mesa Diretora de Assembleia Legislativa deveria ser o mês de outubro.
Além de convocar a nova votação, o Projeto de Resolução da Mesa Executiva aprovado na semana passada também alterou a data da eleição, definindo que ela só poderá ser convocada a partir do 1° de novembro do segundo ano de cada legislatura – e não mais a partir de 1º de agosto, conforme previsão anterior.
Com isso, a expectativa é também da necessidade de alteração do regimento interno.
Após ser mais uma vez eleito presidente da Assembleia, Alexandre Curi reforçou compromisso com mais transparência.
Junto da devolução de recursos para o estado, Curi mencionou também a intenção de ampliar a aposta em inovação e sustentabilidade.
A Mesa Diretora é responsável por comandar os trabalhos legislativos e é composta por nove parlamentares. São, além do presidente, três vices e cinco secretários. Junto com Alexandre Curi, a chapa eleita tem Gugu Bueno (PSD) como primeiro-secretário e Maria Victoria (PP) como Segunda Secretaria (posto que ela já ocupa na gestão atual). Os cargos de primeira, segunda e terceira vice-presidência serão, respectivamente, de Flávia Francischini (União), Delegado Jacovós (PL) e Moacyr Fadel (PSD). Por fim, completam a mesa os deputados Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT), como terceiro, quarto e quinto secretários.
A posse da nova mesa está prevista para o dia 02 de fevereiro de 2025.
Fonte – Assembleia Legislativa do Paraná