IPVA 2025: Paraná libera consulta ao valor venal e prazos para pagamento

2906 0

O governo do Paraná liberou, nesta quinta-feira (26), a consulta ao valor venal dos automóveis para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor venal é utilizado como base para o cálculo do imposto. A consulta pode ser feita no site da Secretaria de Estado da Fazenda, informando o número do Renavam do veículo no site da Secretaria da Fazenda.

Os valores oficiais do imposto serão divulgados no dia 2 de janeiro e o pagamento deve ser feito a partir de 20 de janeiro, conforme o número final da placa do veículo. Para 2025, o governo anunciou que motocicletas com até 170 cilindradas estarão isentas do pagamento do IPVA, medida que beneficiará mais de 732 mil veículos no estado, representando 77% da frota tributável de motocicletas.

Além disso, o governo estadual ampliou o desconto para o pagamento em cota única e agora permite o parcelamento do imposto em até 12 vezes no cartão de crédito. Os motoristas que transferiram créditos do programa Nota Fiscal Paraná também podem usar esse valor para abater o IPVA, desde que a transferência tenha sido realizada entre 1º e 30 de novembro.

O governo do Paraná também anunciou que não cobrará o novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) junto ao IPVA e licenciamento de 2025. A medida foi adotada após questionamentos ao governo federal não serem completamente resolvidos. O SPVAT foi recriado em 2024 pela Lei Complementar nº 207, mas a forma de cobrança no estado ainda será definida pela Caixa Econômica Federal.

Em relação aos veículos no estado, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) informou que atualmente existem 8.528.604 veículos ativos no estado.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual, cobrado anualmente, que tem como destino 50% de sua arrecadação para o município de emplacamento do veículo. A arrecadação é utilizada para financiar áreas como educação, saúde, segurança e transporte.

Para veículos adquiridos em anos anteriores, o IPVA tem início de cobrança em janeiro. A alíquota varia entre 3,5% ou 1% do valor do veículo, e o imposto pode ser pago à vista, com uma bonificação de 6%, ou em até cinco parcelas. Caso haja débitos vencidos do ano corrente, o pagamento deve ser feito em uma única cota. Débitos de anos anteriores podem ser parcelados.

As guias para pagamento estão disponíveis no portal “Consultar Débitos e Guias para pagar o IPVA/PR”, acessando com o número do Renavam. O pagamento pode ser realizado de várias formas: através de GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná) nos bancos credenciados como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e outros. Também é possível pagar utilizando o número do Renavam nas agências ou caixas automáticos desses bancos, exceto no Banco do Brasil. Além disso, o pagamento pode ser feito via PIX, por meio de QR-CODE, ou no aplicativo Receita Paraná, que também permite pagamento com cartão de crédito.

Para o exercício de 2025, será possível parcelar o IPVA em até 12 vezes, através de empresas terceirizadas, com mais informações disponíveis no site do Governo do Estado. O parcelamento de débitos de anos anteriores pode ser feito em até 10 parcelas, com o valor mínimo de 1 UPF por parcela.

Os prazos para pagamento do IPVA 2025 começam em janeiro, de acordo com o final da placa do veículo:

  • Placas com final 1 e 2: até 20 de janeiro
  • Placas com final 3 e 4: até 21 de janeiro
  • Placas com final 5 e 6: até 22 de janeiro
  • Placas com final 7 e 8: até 23 de janeiro
  • Placas com final 9 e 0: até 24 de janeiro

O pagamento deve ser feito dentro do prazo para evitar juros e multas.

Fonte – Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *