Briga entre aldeias indígenas de Manoel Ribas e Pitanga termina com feridos e casas incendiadas

522 0

242 indígenas, entre eles 35 crianças, precisaram ser abrigados em uma escola do campo em Pitanga, na região Central do Paraná, após um conflito entre aldeias da etnia Kaingang.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o conflito de sábado começou depois que indígenas da aldeia Ivaí, da cidade de Manoel Ribas, foram de carro até o limite com a aldeia da Serrinha, em Pitanga, para cuidar de máquinas agrícolas que estavam aplicando veneno em uma lavoura.

Os membros das duas aldeias viviam em uma só comunidade até o começo de 2024, mas se separaram depois que começaram a divergir sobre questões de liderança.

Ainda de acordo com a Polícia Militar (PM-PR), a briga aconteceu na madrugada de sábado (6). Na confusão, pelo menos sete pessoas tiveram ferimentos graves e 60 casas foram incendiadas.

No local, ainda segundo a PM, os indígenas de Ivaí foram espancados pelos membros da aldeia rival.

Um deles, identificado como sendo um professor, ficou gravemente ferido e precisou ser transportado de helicóptero pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até um hospital em Apucarana, no norte do Paraná. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Fonte – PMPR

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *