A produção de asfalto e gasolina bateu recordes históricos, em 2024, pela Refinaria Presidente Getúlo Vargas – Repar, em Araucária. O número superou o recorde anterior, de 2010, atingindo 418 mil toneladas. O volume total de gasolina produzida 3,5 bilhões de litros, superando o recorde anterior de 2023. Também foram produzidos no ano passado, pela Repar, 76 mil m³ de diesel R5 (com 5% de conteúdo renovável), um aumento de 81,4% em relação a 2023.
Em todo o sistema Petrobras, o volume do petróleo processado oriundo do Pré-Sal também bateu recordes, chegando a 70% do total processado pela companhia, superando o dado registrado de 2023, quando a média anual foi de 66%.
Já o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) anual atingiu 93,2%, ante 92% realizado em 2023. O cálculo do FUT leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.
Segundo informações da Petrobras, os recordes estão alinhados à maior demanda do mercado, com eficiência dos processos e com indicação de uma maior utilização das refinarias pelo planejamento integrado do segmento Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC) da Petrobras.
Fonte – Com informações da Repar