No último sábado (15), aproximadamente 300 pessoas, participaram por 2h30 do Circuito Alto da Colina, promovido pela Prefeitura Municipal de Reserva e pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O evento contou com duas largadas ao lado do Paço Municipal, com os ciclistas saindo na frente.
O acontecimento teve início com orientações gerais, ressaltando o ponto de apoio na comunidade do Gavião Bonito e sorteios de brindes dos patrocinadores realizados pelo diretor de Meio Ambiente, Fernando Waurick. Os inscritos chegaram em equipes de amigos, casais e competidores individuais. A vice-prefeita e presidente do COMTUR, Ana Maria Pachalki, agradeceu a todos que aceitaram o desafio, tanto na organização quanto na participação.
“É algo novo que estamos propondo. Quero agradecer imensamente a todos que se dispuseram a participar”, disse Pachalki, que completou os dez quilômetros junto com o público.
“Obrigado por participarem e apoiarem a ideia. Cada ação como esta, queremos sempre contar com o povo. Tenho certeza de que gostaram”, disse o prefeito Lucas Machado, que acompanhou o evento nos bastidores.
Competição saudável
A largada foi dada com os ciclistas, seguidos pelos demais inscritos de diversas faixas etárias. O percurso seguiu pela rua Benjamin Constant até a PR-160. “A expectativa é vencer os 10 quilômetros e chegar ao final. Estou entusiasmada”, disse a professora Débora Coelho Oliveira.
Com auxílio de lanternas de celulares e tradicionais, o trajeto contou com descidas, planos e subidas mais desafiadoras. Do grupo numeroso no início, formaram-se equipes menores ao longo do percurso. Além das belas paisagens, a organização deixou mensagens de apoio e brincadeiras. No ponto de apoio no Gavião Bonito, os participantes puderam descansar, buscar reidratação com copos de água e usar os banheiros.
Parte final
Nos últimos cinco quilômetros, um misto de cansaço e motivação tomou conta dos participantes. Uma idosa pediu para abandonar a prova e foi rapidamente atendida por uma das equipes de apoio. Ela passa bem.
No Alto da Colina, na chegada dos participantes, uma estrutura com barracas foi montada, oferecendo comidas como milho e marshmallows assados na fogueira, espetinhos e bebidas. Também foi oferecido transporte gratuito de retorno.
Entre alegria e dever cumprido, tivemos exemplos inspiradores de diversas idades. Uma participante de 70 anos conseguiu concluir o percurso junto com seus familiares. “Achei uma experiência incrível ver a natureza à noite. Foi bem legal. Quero participar de outras”, disse Maria Nerci Machado Vosniak.
Estiveram presentes na organização também servidores das secretarias de Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Lazer e Assistência Social, Patrulha Patrimonial, Defesa Civil, além da Polícia Militar.
Para os fãs de ecoturismo, a 2ª Caminhada Internacional da Natureza está prevista para o primeiro domingo de maio. As inscrições serão abertas em breve.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva