Nesta terça-feira (8), aconteceu em Prudentópolis um importante encontro entre o secretário Gabriel Chiniski e o diretor de Turismo Alan Pietrochinski, juntamente com a equipe local, liderada pela também secretária, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim.
“Para Reserva, a reunião foi uma oportunidade ímpar de adquirir insights valiosos e refletir sobre o aprimoramento de suas estratégias de desenvolvimento turístico. A troca de experiências entre os municípios ressalta o papel fundamental do diálogo e da cooperação no fortalecimento do setor, abrindo caminhos para a implementação de práticas que valorizem a cultura, a economia local e o potencial do turismo regional”, comentou o secretário Gabriel Chiniski.
A ocasião marcou o início de um processo de troca de conhecimentos e experiências. Durante a visita, Chiniski e Pietrochinski puderam conhecer, na prática, as iniciativas e os desafios enfrentados por Prudentópolis na promoção do turismo. Entre os temas debatidos, a inclusão do turismo nas escolas, o estímulo ao comércio e às comunidades locais, e a importância da implantação do Cadastur para fomentar os prestadores de serviços turísticos.
Ainda por parte de Prudentópolis, estiveram presentes também Paulo Roberto Alves de Ramos, diretor de Incentivo ao Turismo; Oksana Jadvizak e Fábio Preisner, gerentes de Infraestrutura Turística; além dos assessores Márcia Cordiaki e Sérgio Xavier Pereira.
Relevância
A recém-criada Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer surge em um momento estratégico, em que o poder público fortalece sua parceria na promoção do turismo como fonte de renda, uma vocação já consolidada em municípios vizinhos. Com o apoio de um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) atuante, Reserva tem estabelecido as bases para o desenvolvimento do setor.
Entre os avanços realizados, os destaques para os eventos de ecoturismo, como a 1ª Caminhada Internacional na Usina Velha, realizada em 2024, e, mais recentemente, a Caminhada e o Pedal Noturno do Alto da Colina. Além disso, a Prefeitura tem fomentado iniciativas como o Selo Arte para a produção artesanal, entre diversas outras ações promovidas nos últimos anos.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva