Se o setor de Comércio do município de Reserva foi o vilão nos últimos meses, desta vez foi o Comércio reservense o principal responsável pelo resultado positivo na geração de empregos formais no mês de abril em Reserva, segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O relatório do Caged mostrou que o município criou 5 novos empregos formais (com carteira assinada) no mês de abril, conforme levantamento do Portal Reserva News, baseado nos registros do Caged, foram admitidos 150 trabalhadores e demitidos, 145 – números que consolidam o saldo positivo de 5 novas vagas de trabalho.
Em abril, ainda segundo o Caged, o setor que mais se destacou foi o de comércio, que criou 14 novos postos de trabalho; em seguida veio o setor da indústria com a criação de 11 novas vagas. Já a construção, agropecuária e serviços tiveram retração, com o fechamento de 2 vaga de trabalho na construção, 7 vagas fechadas na agropecuária e 11 vagas fechadas no setor de serviços.
No primeiro quadrimestre de 2025, Reserva apresentou um saldo positivo de 52 novos postos de trabalho, tendo o setor da industria madeireira o principal responsável por esse resultado.
Veja os gráficos:
Como foram nossos vizinhos:
Um levantamento que o Portal Reserva News faz em todos os relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, se refere aos municípios vizinhos de Reserva, e de acordo com os números obtidos, apenas o município de Ortigueira teve números positivos na geração de empregos, os demais municípios fecharam o mês com números positivos no saldo de criação de novos postos de trabalho, veja os números:
Telêmaco Borba:
Contratações: 858
Demissões: 785
Saldo: 73
Tibagi:
Contratações: 182
Demissões: 122
Saldo: 60
Ipiranga:
Contratações: 81
Demissões: 63
Saldo: 18
Imbaú:
Contratações: 70
Demissões: 54
Saldo: 16
Cândido de Abreu:
Contratações: 42
Demissões: 27
Saldo: 15
Ivaí:
Contratações: 55
Demissões: 51
Saldo: 04
Ortigueira:
Contratações: 140
Demissões: 228
Saldo: -88