Ganhando o Mundo divulga primeiros classificados 2026; 1ª colocada de Reserva é do Helena R. Fioravante

386 0

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quarta-feira (2) o Edital nº 61/2025, que convoca os 589 primeiros estudantes classificados no processo seletivo do Programa Ganhando o Mundo 2026.

A convocação contempla o primeiro colocado de cada município paranaense – dez cidades não tiveram representação –, com pontuação e status dentro da classificação geral, e 200 beneficiários do Bolsa Família.

A representante reservense é aluna Maria Clara Batista Ferreira, de 15 anos, do Colégio Estadual Helena R. Fioravante.

Os alunos convocados devem comparecer ao colégio onde estão matriculados, acompanhados do responsável legal, nos dias 4, 7 ou 8 de julho (sexta-feira, segunda e terça-feira), no horário de funcionamento da instituição. Devem entregar a documentação exigida, incluindo termos de responsabilidade com firma reconhecida e demais autorizações específicas do Edital. O não comparecimento ou a ausência de documentação implicará em desclassificação.

Nesta edição, o programa levará 2 mil alunos da rede estadual de ensino para estudarem, por um semestre letivo, em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As próximas convocações contemplam as vagas proporcionais aos municípios e eventuais vagas remanescentes.

“Esse é um momento de muita expectativa para os nossos estudantes, e é fundamental que eles e suas famílias estejam atentos a todas as orientações do edital para que não percam essa grande oportunidade de transformação pessoal, acadêmica e cultural”, destaca o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. A seleção dos participantes considerou o desempenho na Prova Paraná Mais 2024, certificados do programa Inglês Paraná e participação como Aluno Monitor.

PRIMEIRA ETAPA – A convocação marca o início da próxima fase do programa. A participação efetiva no intercâmbio depende da entrega completa da documentação exigida, da emissão dos passaportes, visto e aceitação do estudante, responsáveis e entidades educacionais estrangeiras. Além disso, o edital prevê também novas chamadas complementares (nos casos de desistências) para preenchimento das demais vagas disponíveis, respeitando a ordem de classificação.

A lista completa dos convocados, as instruções detalhadas para a entrega da documentação e as próximas etapas do programa estarão disponíveis no site da Secretaria da Educação.

GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde a sua criação, em 2022, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados pela iniciativa, que ultrapassa R$ 500 milhões em investimentos – cobrindo passagens, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *