Prefeitura de Reserva e Estado encerram 2⁠ª temporada do programa Qualifica Paraná novamente com êxito

1272 0

Na última sexta-feira (18), foi concluído o curso gratuito de mecânica de motocicletas promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico e pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, 30 alunos dos turnos da tarde (14) e da noite (16) participaram da formação, que totalizou 96 horas de carga horária ao longo de 24 dias.

Com o encerramento, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a diretora da Agência do Trabalhador, Eni Rosas, e a diretora Camila Assem, representando o secretário de Estado Ediam Carlos Groto, visitaram o local. Ana Maria destacou a importância de iniciativas como essa para levar capacitação técnica à população.

”Quero expressar nossa profunda gratidão, de modo especial, ao secretário Do Carmo. Tem sido fundamental para capacitar nossos cidadãos e abrir novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor para todos”, comentou ela.

Assim como no curso anterior de usinagem e CNC no ano passado, à tarde predominaram jovens a partir de 16 anos e à noite um público mais adulto, Giselly Aparecida Floriano, de 17 anos, foi uma das que participaram desta vez e comenta sobre a experiência.

‘’Quero agradecer à Prefeitura por trazer esse curso. Foi ótimo. Por trazer oportunidade não só para mim, mas para outras pessoas’’, resumiu.

Entre os alunos, nós tivemos não somente brasileiros, mas uma moça cubana.

O professor Luiz Felipe Teixeira, representante do Senai nas ações móveis, explicou que o programa uniu teoria e prática. “Os participantes aprenderam desde medições e desmontagem de motores até sistemas de injeção eletrônica, suspensão e elétrica”, detalhou. Durante as aulas, eles realizaram testes de verificação de peças, montagem e manutenção, ampliando tanto o conhecimento técnico quanto a aplicação prática. Além do certificado de conclusão com formatura a ser agendada e da experiência profissional, os alunos têm direito a uma bolsa-auxílio de pouco mais de R$ 1 mil, concedida pelo Estado.

Ao final da visita, Luiz Felipe ressaltou que, mesmo para quem não pretende seguir a profissão, o curso habilita os participantes a realizar manutenções básicas em suas próprias motocicletas e dá base para futuras especializações, inclusive na área de mecânica industrial.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *