Olimpíada de Matemática das escolas: Estado divulga resultado final e reservense conquista “medalha de ouro”

467 0

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta sexta-feira (1º) o resultado final da edição 2025 da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap). E o resultado mostrou que 10 alunos de escolas do município de Reserva foram medalhistas na competição. O grande destaque ficou por conta de Eduardo Setti Prachum, aluno do Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante, que conquistou a medalha de ouro e garantiu a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontecerá em Foz do Iguaçu.

Veja os reservenses que conquistaram medalhas na competição:

Nível 1

  • Estephany da Luz Vieira – Medalha de Bronze – 6º Ano C – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
  • Heytor de Oliveira – Medalha de Cobre – 6º Ano C – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
  • Sophia Helena Veronez – Medalha de Cobre – 6º Ano C – Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
  • Gabriel de Oliveira da Luz – Medalha de Cobre – 6º Ano A – Colégio Estadual Albano G. Martins

Nível 2

  • Rafael de Oliveira Rossa – Medalha de Cobre – 9º Ano B – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
  • Any Fabiely Sarafim da Cruz – COBRE – 9º Ano A – Colégio Estadual Albano G. Martins
  • Isabele Timotio de Lima – COBRE – 9º Ano A – Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada

Nível 3

  • Eduardo Setti Prachum – Medalha de Ouro – 3ª SÉRIE B – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
  • Mateus Floriano Caetano – Medalha de Bronze – 3ª SÉRIE C – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
  • Marcos Luan dos Santos – Medalha de Cobre – 3ª SÉRIE C – Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante

Ao todo, serão entregues 9.900 medalhas aos estudantes paranaenses, conforme a classificação: 150 para os primeiros colocados, 450 para os segundos, 1.200 para os terceiros e 8.100 para os quartos lugares. Um terço das medalhas de cada colocação será distribuído por nível, de acordo com a etapa de ensino: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (1ª a 3ª séries do Ensino Médio).

Todos os alunos que participaram da 1ª edição da Prova Paraná 2025 foram automaticamente inscritos na Omap. A classificação considera dois critérios: o desempenho em Matemática na avaliação e a média obtida na disciplina no primeiro trimestre letivo. Em caso de empate, será considerada a maior frequência escolar no período de 5 de fevereiro a 9 de julho.

Realizada desde 2023 pela Seed-PR, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Omap busca contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no ensino e aprendizagem da Matemática. A iniciativa é voltada a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio da rede estadual paranaense.

OLIMPÍADA NACIONAL – Os 150 estudantes classificados em 1º lugar na Omap serão selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, entre os dias 8 e 10 de outubro. Tanto os estudantes quanto os responsáveis dos Núcleos que os acompanharão receberão bolsa-auxílio para cobrir as despesas com transporte, alimentação e alojamento para participarem da Olimpíada.

Fonte – Com informações da Agência Estadual de Notícias

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *