Professora de Reserva leva alunos à final estadual do Agrinho Programação – 2025

722 0

Desde 2022, a professora Regiane Heil Plem atua na disciplina de Pensamento Computacional e Programação pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Telêmaco Borba. Em Reserva, ela iniciou o trabalho no ano passado, levando a área de programação para os colégios do município.

O Agrinho Programação, concurso promovido pelo Senar em parceria com o Governo do Estado, surgiu em 2022 como uma nova categoria do tradicional Agrinho Redação, acompanhando a expansão da tecnologia nas escolas. Além da programação, a iniciativa também contempla a robótica.

Formada em Direito, Sociologia, Geografia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Regiane leciona no CCM Gregório Szeremeta (1º ano do Ensino Médio) e no Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante (8º ano, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio). Foi neste último colégio, em 2024, que ela conquistou o segundo título no Agrinho Programação ao lado do aluno Mateus Floriano, campeão na linguagem HTML e CSS. O prêmio — um celular — foi entregue durante cerimônia em Curitiba.

“Foi uma alegria muito grande e resultado de uma dedicação sem fim. Passamos dias das férias tirando dúvidas à distância, e o Mateus fez jus ao prêmio”, relembra a professora.

Em 2025, Regiane volta à final do concurso, desta vez em duas categorias: JavaScript, com o aluno Kauan Canteri (CCM Gregório Szeremeta, 1º ano), e HTML e CSS, com a aluna Melissa Rossa (Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante, 2º ano).

Melissa se destacou pelo empenho e agilidade: apresentou o protótipo assim que o edital foi divulgado, ajustou detalhes conforme as rubricas e finalizou antes do prazo, ajudando inclusive colegas que competiam com ela. “Ela é talentosa e humilde, vai longe na programação”, afirma Regiane.

No Agrinho Programação de 2024 a conquista veio com o aluno Mateus, do Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante 

Já Kauan começou mais tímido, inseguro sobre o resultado, mas surpreendeu com um projeto detalhado e finalizado no prazo. “O front-end é complexo, alguns projetos chegam a ter mais de mil linhas de código. Mesmo assim, eles conseguiram entregar com qualidade”, diz a professora.

Regiane agradece o apoio das diretoras Losangela e Ananeri, que confiaram a ela a disciplina.

“Sem elas, eu não chegaria aqui. Estou muito feliz pelos meus alunos e torcendo para que possamos vencer novamente, agora com Kauan e Melissa. Como são categorias diferentes, ambos têm chances de conquistar o prêmio.”

Dos oito projetos enviados ao NRE de Telêmaco Borba pelos dois colégios, dois de Regiane foram selecionados para a final estadual, disputando com trabalhos de sete municípios, muitos deles com estrutura superior à de Reserva.

Professora Regiane e os alunos Kauan e Maria Eduarda, do Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves e Colégio Estadual Terezinha Ladir de Oliveira, de Imbaú, quando conquistou o prêmio em 2022.

Esta é a terceira final da professora em quatro edições do Agrinho Programação — foi campeã em Imbaú em 2022 e, em 2023, não participou por não ministrar a disciplina naquele ano em Reserva.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *